Petrobras publica edital de licitação para arrendar terminal de GNL. Companhia reduz preço do gás para distribuidoras
Publicado às 9h57min
A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta segunda, 3, que desde 01/08/2020, reduziu os preços de venda de gás natural para as distribuidoras.
Segundo a petroleira, os contratos iniciados em janeiro de 2020 terão uma redução acumulada média de 48% em US$/MMBtu em comparação a dezembro de 2019, considerando a cotação do dólar na data contratual de atualização do preço.
Quando medidos em R$/m³, os preços terão uma redução média acumulada de 35%, apesar da depreciação do real.
“A redução no preço reflete os novos contratos de venda com as distribuidoras em que o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional, cuja revisão é realizada trimestralmente”, destacou a estatal.
A companhia esclareceu que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo custo da molécula de gás e do transporte, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.
Petrobras sobre arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL
A Petrobras informou também que, em consonância com o Termo de Compromisso de Cessação de Prática para o mercado de gás natural celebrado junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ano passado, publicou na data de hoje o Edital do Processo Licitatório para arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas, no estado da Bahia.
A licitação será restrita às empresas pré-qualificadas no âmbito da Convocação de Pré-Qualificação e o processo seguirá os atos e ritos previstos na Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais).
O TR-BA consiste em um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU.
Whatsapp do Finance News:
Para receber notícias entre no grupo pelo link: