Publicado às 10h15min
A Vale (VALE3) informou que aumentou os limites da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Forquilha I, II, III e IV e Grupo, da mina de Fábrica, no Complexo de Paraopeba, com base em estudos mais conservadores, que passaram a considerar um cenário extremo e hipotético de rompimento da barragem Grupo e simultâneo das barragens Forquilhas.
“A ampliação da ZAS é resultado das disposições do Termo de Compromisso firmado entre o estado de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale, em que foram definidos novos parâmetros para atualização da mancha de inundação”, explicou a mineradora em comunicado.
Segundo a mineradora, a partir desta quarta, 1°, cerca de 50 pessoas, residentes em zonas rurais dos municípios de Itabirito e Ouro Preto, serão realocadas seguindo a orientação da Defesa Civil de Minas Gerais e com o apoio da Vale, respeitando protocolos de saúde e segurança recomendados durante a pandemia do Covid19.
As famílias receberão assistência integral da Vale, com hospedagem, atendimento psicossocial, alimentação, entre outros.
Em 2019, onze pessoas foram realocadas quando as barragens Forquilhas I e III tiveram elevação para nível 3 de emergência.
“A Vale informa ainda que não houve alteração nos dados técnicos das referidas estruturas e que as últimas inspeções não detectaram anomalias adicionais. As barragens do Complexo de Paraopeba são monitoradas continuamente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale”, destacou a mineradora em comunicado.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…