Publicado às 10h15min
A Vale (VALE3) informou que aumentou os limites da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Forquilha I, II, III e IV e Grupo, da mina de Fábrica, no Complexo de Paraopeba, com base em estudos mais conservadores, que passaram a considerar um cenário extremo e hipotético de rompimento da barragem Grupo e simultâneo das barragens Forquilhas.
“A ampliação da ZAS é resultado das disposições do Termo de Compromisso firmado entre o estado de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale, em que foram definidos novos parâmetros para atualização da mancha de inundação”, explicou a mineradora em comunicado.
Segundo a mineradora, a partir desta quarta, 1°, cerca de 50 pessoas, residentes em zonas rurais dos municípios de Itabirito e Ouro Preto, serão realocadas seguindo a orientação da Defesa Civil de Minas Gerais e com o apoio da Vale, respeitando protocolos de saúde e segurança recomendados durante a pandemia do Covid19.
As famílias receberão assistência integral da Vale, com hospedagem, atendimento psicossocial, alimentação, entre outros.
Em 2019, onze pessoas foram realocadas quando as barragens Forquilhas I e III tiveram elevação para nível 3 de emergência.
“A Vale informa ainda que não houve alteração nos dados técnicos das referidas estruturas e que as últimas inspeções não detectaram anomalias adicionais. As barragens do Complexo de Paraopeba são monitoradas continuamente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale”, destacou a mineradora em comunicado.
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…