GOL diz ter um mínimo de 12 meses de disponibilidade de caixa para atravessar a crise

9 de julho de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h35min

 

Em fato relevante enviado ao mercado nesta quinta, 9, a GOL fez uma atualização ao investidor sobre sua capacidade, consumo de caixa e liquidez.

A GOL disse que mantém um mínimo de 12 meses de disponibilidade de caixa para atravessar a crise. Informou ainda que a capacidade aumentou para 120 voos/dia devido ao crescimento da demanda de passageiros. A companhia destacou que está bem posicionada para aumentar sua posição no mercado doméstico.

A seguir leia a íntegra do fato relevante: 

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL ou “Companhia”), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, divulga sua Atualização ao Investidor para junho e o segundo trimestre de 2020. Todas as informações são apresentadas em reais (R$). As informações abaixo, são preliminares e não auditadas. Desde a última atualização mensal, em 09/06/20, a GOL manteve sua posição de liquidez em mais de 12 meses em reservas de caixa, como um mínimo. A Companhia aumentou a sua oferta para 120 voos/dia em junho, para servir à recuperação gradual da demanda por transporte aéreo. No trimestre, as vendas brutas consolidadas da GOL atingiram R$658 milhões e a taxa de ocupação foi de 77%. “À medida que a demanda de passageiros é retomada, nosso modelo de negócios flexível e de baixo custo nos permite reabrir rapidamente as rotas necessárias”, disse Paulo Kakinoff, Diretor Presidente. “Estamos confiantes na nossa sólida posição, como a maior companhia aérea doméstica do Brasil, para atender a essa demanda e, como resultado, podemos aumentar nossa participação no mercado durante a recuperação”. Em julho, a Administração continuará avaliando os patamares da demanda de passageiros gerada nos principais mercados de negócios e lazer do Brasil, e a Companhia manterá uma abordagem sensata, criteriosa e flexível para aumentar a capacidade. Devido ao apoio que a GOL espera continuar recebendo de seus stakeholders, ela projeta manter o equilíbrio do seu fluxo de caixa durante o período de ramp-up. Kakinoff concluiu: “Estamos empenhados em tornar nossos voos os mais seguros e confortáveis possíveis nas atuais circunstâncias. À medida que as viagens aéreas recomeçam, os passageiros desejarão voar com as companhias em que mais confiam nos quesitos Serviço e Segurança. Sempre nos orgulhamos desses dois atributos na GOL durante nossos quase vinte anos de operações. Acreditamos que nosso histórico de atendimento ao Cliente nos diferenciará no momento em que os brasileiros forem escolher com quem voar nos próximos meses”.

Conquistando a Confiança com o Reinício das Viagens

No 1T20, a Companhia obteve a melhor avaliação no portal Consumidor.gov.br, liderando nos quesitos Índice de Solução, Índice de Satisfação e Prazo Médio de Resposta. A GOL permaneceu na liderança desses indicadores durante o 2T20. Em resposta à pandemia, a Companhia reforçou todos os procedimentos para garantir a Saúde e a Segurança de seus Clientes e Colaboradores, com atenção redobrada à limpeza das aeronaves, incluindo o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso no interior da aeronave e na cabine dos pilotos. As aeronaves da GOL dispõem do filtro de ar HEPA, que elimina 99,7% de partículas como bactérias, vírus e outras impurezas a bordo, permitindo a circulação de ar puro. Antes da crise, aproximadamente 70% dos processos para viajar com a GOL já aconteciam sem interação humana, pois a Companhia fez investimentos significativos em tecnologia nos últimos anos. O aplicativo de voo da GOL permite que os Clientes comprem passagens, realizem o checkin, despachem a bagagem e embarquem, inclusive por meio do reconhecimento facial. Em julho, a GOL lançou um novo serviço via WhatsApp, onde os Clientes podem fazer check-in, obter informações e gerenciar seus voos. Desde a crise, 95% desses processos na Companhia acontecem sem contato humano.

A Companhia também equipou seus Colaboradores com luvas e máscaras, além de deixar à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e os Clientes. Desde 10 de maio, o uso de máscaras a bordo é obrigatório, com plena aceitação pelos seus Clientes.

Mantendo uma Projeção Conservadora das Reservas de Caixa

A Companhia continua a realizar as necessárias reduções de custo e preservar sua liquidez para suportar o ramp-up das operações. Somadas às iniciativas anunciadas para preservar o emprego dos seus 16.000 Colaboradores, a GOL estruturou um acordo coletivo envolvendo 8.600 Colaboradores de terra (adicionalmente aos 5.000 tripulantes que já haviam aderido a modelo semelhante). Essas medidas permitirão que a Companhia adeque os custos com pessoal ao crescimento gradual da sua malha. Para o 3T20, a GOL espera manter o custo com pessoal entre 40 a 50% do patamar pré-pandemia. A adequação da capacidade à demanda tem sido um diferencial da gestão de frota da Companhia. Com melhor visibilidade quanto à recuperação, o cenário atual de planejamento de capacidade da GOL assume +300% no 3T20 sobre 2T20 e +120% no 4T20 sobre 3T20, mantendo significativa flexibilidade para responder às tendências preponderantes da demanda. Com tais premissas conservadoras, a Companhia estima possuir atualmente mais de 12 meses de caixa disponível, como um mínimo, incluindo o pagamento integral de todas as despesas financeiras e dívidas. Com base nos atuais níveis de liquidez da GOL, assim como no seu modelo flexível de gestão da frota, que permite oferecer a menor estrutura de custos entre seus pares, e na sua malha consolidada no Brasil, a Companhia acredita ter forte vantagem na recuperação em relação aos seus concorrentes diretos.

Aumentando a Capacidade da GOL para Atender a Demanda

A GOL terminou o mês de junho com uma frota total de 130 B737s. Com 27 aeronaves operando na malha em junho, as operações foram 13% do realizado no mesmo mês do ano passado, aumentando para 17% no final do período com a reabertura de cinco bases, assim como o aumento de voos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Durante o mês, a GOL passou a oferecer 120 voos diários, aumentando as frequências nos hubs de Guarulhos, Galeão e Brasília. Com o incremento para aproximadamente 250 voos por dia, as operações de julho devem alcançar cerca de 25% do realizado no mesmo mês do ano passado. A GOL terá 36 aeronaves operacionais na malha, e planeja a reabertura de 14 bases, incluindo seis destinos regionais atendidos pelo seu parceiro Voepass. No primeiro semestre de 2020, a GOL reduziu sua frota em 11 aeronaves B737-800 arrendadas, e planeja devolver outras sete aeronaves no 2S20. A Companhia pode reduzir sua frota em até outras 30 aeronaves em 2021-2022, com a flexibilidade de devolver um número superior se a demanda estiver desaquecida. Além disso, a GOL cortou os recebimentos do Boeing 737 MAX para 2020-2022 em 47 aeronaves, e reduziu o CAPEX para um total de R$280 milhões entre julho e dezembro, com planos de financiar totalmente o CAPEX e a revisão de motores remanescentes em 2020. Dentre seus diferenciais competitivos, a GOL não possui aeronaves financiadas no mercado de capitais, EETCs ou arrendamentos financeiros. A sua frota é composta 100% de arrendamentos operacionais e a Companhia está recebendo apoio de seus parceiros na forma de diferimentos e descontos. A GOL está sendo abordada por alguns lessores para modificar os acordos de arrendamento, visando permitir o conceito de pagamento variável por hora de voo (Power by the Hour) em determinadas aeronaves, e avaliará todas as alternativas possíveis para garantir e manter sua frota de classe mundial, seus importantes relacionamentos com lessores e sua liderança como companhia aérea de baixo custo.

Consumo de Caixa

A GOL teve um consumo líquido de caixa de R$2 milhões/dia em junho, o que inclui vendas e recebíveis de aproximadamente R$10 milhões/dia. Junho foi marcado pelo crescimento de 60% nos indicadores de busca por passagens aéreas. Como reflexo desse maior interesse, a Companhia registrou um aumento nas vendas de bilhetes de 108%, em todos os seus canais, comparativamente a maio. Com os voos adicionais durante junho, a receita de passageiros transportados aumentou 150% sobre maio. Para o restante de 2020 (julho-dezembro), considerando as receitas do cenário acima mencionado, sem reembolsos de TAE, os resultados das negociações com Colaboradores, lessores e fornecedores, e com o pagamento integral de despesas financeiras, a Companhia prevê um consumo líquido de caixa da ordem de R$4 milhões/dia.

Contemplando o pagamento integral de dívidas não relacionadas a aeronaves (incluindo o Term Loan), a Companhia estima um consumo líquido de caixa de R$10 milhões/dia.

Preservando a Liquidez no Balanço da Companhia

Em 30 de junho, a GOL possuía aproximadamente R$3,3 bilhões em liquidez total, o que garante mais de 12 meses de caixa disponível, como um mínimo, excluindo reembolsos e caixa restrito. Em junho, a Companhia utilizou aproximadamente US$25 milhões para liquidações de operações de hedge de combustível. Contemplando os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, as fontes de liquidez da GOL totalizam aproximadamente R$7 bilhões. A GOL possuía aproximadamente US$55 milhões investidos em um portfólio de 17 milhões de barris de petróleo para o período de julho de 2020 a dezembro de 2022. Aproximadamente 70% do portfólio da Companhia está em opções de compra out of the money (US$55 de preço médio dos caps) com prêmios pagos em trimestres anteriores. Os 30% restantes da carteira estão em zero cost collars com opções de venda em Brent e Óleo de Aquecimento, imunizadas a um preço médio de US$26, totalmente marcadas a mercado e investidas integralmente com depósitos feitos em contrapartes de primeira linha. O desempenho da GOL durante essa pandemia é uma afirmação do trabalho realizado sobre liquidez e balanço patrimonial nos últimos quatro anos. A Companhia continua trabalhando em várias iniciativas com Colaboradores, lessores, bancos, fornecedores e o governo brasileiro.

Leia também:

Standard & Poor’s reduz rating da Braskem