Vale anuncia plano para retomada das operações em Voisey’s Bay 

18 de junho de 2020 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

Vale anuncia plano para retomada das operações em Voisey’s Bay 

A Vale (VALE3) informou em fato relevante nesta quinta, 18, que encerrou o período de care and maintenance e iniciou a manutenção planejada na mina de Voisey’s Bay em Labrador, Canadá, como primeiro passo para a retomada das operações no início do mês de julho, incluindo as atividades relacionadas ao projeto de expansão da mina de Voisey’s Bay. As operações na mina estavam suspensas desde março por causa da pandemia. 

Segundo a mineradora, o retorno a produção, que segue um período de três meses de monitoramento do progresso e dos eventos associados à pandemia da Covid-19, é esperado para o início de julho, atingindo a capacidade plena de produção no início de agosto. 

A Vale afirmou no comunicado que, em linha com os protocolos da Organização Mundial da Saúde de teste, quarentena, rastreamento e tratamento de casos confirmados ou suspeitos, está formando uma parceria com um laboratório de testes privado na província de Newfoundland & Labrador para fornecer testes a todos empregados que acessem a operação. 

“A capacidade de teste reforçada permite a identificação, rastreamento e contenção da propagação de qualquer potencial caso de COVID-19. Até o momento, não há casos de COVID-19 na operação de Voisey’s Bay. A capacidade de testar em massa se soma às robustas medidas de triagem atualmente em prática e amplia o conhecimento e a transparência sobre o número de pessoas que podem ter tido contato com o coronavírus, permitindo a ação imediata e evitando a propagação em larga escala”, destacou. 

No planejamento para retomada das operações, a companhia informou ter consultado “amplamente” o governo, as comunidades Indígenas e as autoridades de saúde pública, buscando orientação e apoio. 

“A Vale permanece firme em seu comprometimento com a segurança de seus empregados e das comunidades onde atua, e continuará a consultar e cooperar com as autoridades de saúde pública locais para estabelecer iniciativas de padrão mundial na luta contra a Covid-19”, destacou no comunicado.

Complexo de Itabira é liberado 

Outra notícia positiva para a Vale. Ontem a mineradora informou que recebeu da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, em Minas Gerais, o termo de suspensão da interdição do Complexo de Itabira. 

Segundo a Vale, no relatório da Subsecretaria, consta que foram tomadas medidas adicionais pela companhia consideradas suficientes pelo órgão para mitigar o risco de contaminação dos trabalhadores durante suas atividades laborais. 

“A Vale reafirma que tem consciência de sua responsabilidade socioeconômica e, desde o início da pandemia, tem buscado meios para contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o vírus, protegendo seus empregados e as comunidades no entorno de suas operações”, afirmou a mineradora.

As atividades do Complexo de Itabira estavam paralisadas desde 5 de junho. De acordo com a Vale, a perda de produção foi inferior a 1 Mt. 

As mineradora informou que as atividades serão retomadas gradualmente sem que haja alteração no guidance de volume de produção de minério de ferro de 310-330 Mt em 2020.

O complexo é formado pelas minas de Conceição, Cauê e Periquito.

Leia também:

Telefônica Brasil aprova JCP de R$ 900 milhões. Veja o valor por ação

Atenção investidor: Copel define data para pagamento de JCP