Vale: produção de minério cai 24% no 1T20 e empresa reduz projeção
Publicado às 20h11min
A mineradora Vale (VALE3) divulgou nesta sexta, 17, após o pregão, seu relatório de produção.
Segundo a companhia, a produção de minério de ferro no 1T20 ficou em 59,6 milhões de toneladas. Esse valor corresponde à queda de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A produção ficou abaixo do guidance de 63-68 milhões de toneladas.
Segundo a mineradora, entres as causa da queda estão a perda de 4,5 milhões de toneladas no Sistema Norte, perdas de 1,8 milhões de toneladas por menores compras de terceiros e perdas de 2,1 milhões de toneladas por questões operacionais no Sistema Sudeste, principalmente no Complexo de Itabira.
A empresa também revisou as metas de produção. A gigante brasileira revisou o guidance de produção de finos de minério de ferro em 2020, passando de 340-355 milhões de toneladas para 310-330 milhões de toneladas. Já o guidance de produção de pelotas passou de 44 milhões de toneladas para 35-40 milhões de toneladas.
A mineradora também anunciou a descontinuidade das projeções de produção e de custos do segmento de carvão para os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.
A Vale salientou que sofreu um impacto limitado da pandemia da Covid-19 no primeiro trimestre deste ano. No entanto, afirmou:
“No futuro, o impacto da Covid-19 nas operações da Vale poderá ser mais significativo, principalmente: (a) pelo aumento potencial nos níveis de absenteísmo em seus sites de produção, se for necessário intensificar as medidas de segurança para proteger seus empregados, caso haja uma escalada de contágio nas localidades em que opera; (b) pelo adiamento de paradas de manutenção programadas nas plantas de Metais Básicos, devido a restrições de segurança; (c) em razão de restrições potencialmente mais severas, impostas pelas autoridades para combater a pandemia do COVID-19, que podem restringir seu contingente mínimo de mão-de-obra”.
Acesse o release completo fornecido pela Vale, com comentários sobre a produção, clicando aqui.