Finanças pessoais

Os idosos e os financiamentos

 

Com a crise é cada vez mais comum ver desempregados recorreram à renda dos pais ou avós para equilibrarem o orçamento. E não são poucos os idosos que acabam se endividando e buscando empréstimos para se adequar a nova realidade. O que muitos se perguntam é o que fazer para não cair na armadilha do crédito fácil e depois correr o risco de ficar devendo uma quantia impagável no curto prazo.

Cuidado com o crédito consignado

Especialistas no assunto afirmam que os idosos precisam ter cautela, principalmente, com o crédito consignado, aquele cujas prestações são descontadas diretamente na folha de pagamento.

Embora essa linha de crédito seja, às vezes, atrativa por causa da facilidade de obtê-la e dos juros mais em conta, é fundamental que sejam analisadas com cuidado todas as cláusulas do contrato. Se tiver dúvidas, peça esclarecimentos a um profissional de sua confiança antes de assinar.

É importante também que a pessoa exija o demonstrativo do valor total do empréstimo, com todas as taxas, antes de solicitar o financiamento. Assim se pode ter uma ideia do impacto do juro no crédito ofertado.

Se não tiver alternativa e precisar recorrer ao consignado, pesquise antes qual instituição financeira oferece as taxas mais baixas.

Emprestar o nome para outros tomarem financiamentos

Quem está na terceira idade ainda corre outro risco: existem pessoas que se aproveitam de idosos para obter vantagens financeiras. É importante ficar atento a isso. Nunca empreste seu nome para outras pessoas tomarem crédito. Se ela não pagar, quem fica com o nome sujo é você.

Evite também ser avalista ou dar fiança a terceiros quando os valores forem muito altos em relação a sua renda mensal. Lembre-se que é você que terá de arcar com o prejuízo caso a pessoa que solicitou a fiança fique inadimplente.

Para evitar problemas, planeje-se

Em se tratando de finanças pessoais, a base de tudo é o planejamento. Sem isso fica difícil controlar os gastos e o risco de não conseguir pagar as dívidas aumenta. Para aposentados que precisam arcar com os gastos familiares, incluindo os de filhos e netos, é importante elaborar um orçamento doméstico e colocar na ponta do lápis (ou em uma planilha no computador) seu rendimento líquido e depois subtrair todos os gastos. Assim o idoso poderá saber onde cortar eventuais despesas desnecessárias.

Com todas essas dicas, o fantasma do endividamento pode não desaparecer, mas certamente será afastado de sua vida financeira.

Leia também:

Dicas imperdíveis para economizar no seguro do carro

Imóvel: hora de comprar?

 

O artigo foi redigido com base na opinião de especialistas consultados pela reportagem. Esse portal não faz qualquer tipo de recomendação de investimento e não se responsabiliza por perdas, danos diretos ou indiretos e lucros cessantes resultantes de decisões tomadas a partir de seu conteúdo, gráficos, tabelas ou vídeos.

Procure sempre um profissional certificado por entidade reguladora para obter recomendações, análises ou consultoria sobre investimentos financeiros. Para mais detalhes acesse o site da Comissão de Valores Mobiliários: www.cvm.gov.br

Recent Posts

Zamp (ZAMP3): assembleia aprova outorga de opção de venda de ações de até 4,2 milhões de ações

Publicado às 21h50   A Zamp (ZAMP3) informou na sexta-feira, 26, que foi aprovado em…

27 de abril de 2024

Armac (ARML3): conselho passará a contar com Amaury Bier e José Augusto Carvalho Aragão

  Publicado às 21h48   A Armac Locação, Logística e Serviços (ARML3) informou na sexta,…

27 de abril de 2024

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 11h55   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

27 de abril de 2024

CPFL Energia (CPFE3): assembleia aprova distribuição de R$ 3,1 bi em dividendos

Publicado às 22h51   A assembleia da CPFL Energia (CPFE3) aprovou nesta sexta-feira, 26, a…

26 de abril de 2024

Allos (ALOS3) confirma tratativas para possível aquisição de participação de 54% no Shopping Rio Sul

Publicado às 21h58   A Allos (ALOS3) confirmou na noite desta sexta-feira, 26, que está…

26 de abril de 2024

Dividendo da Yduqs, Eletromidia, Padtec, Veste, Mills

  Publicado às 20h38   Dividendo da Yduqs (YDUQ3) Acionistas da Yduqs (YDUQ3) reunidos em…

26 de abril de 2024