Eneva retira proposta de combinação de negócios com a Aes Tietê

22 de abril de 2020 Por Redação

 

Publicado às 1h08min

Eneva retira proposta de combinação de negócios com a Aes Tietê

A Eneva (ENEV3) informou na noite desta terça, 21, que decidiu encerrar as tratativas em torno da proposta de fusão com a Aes Tietê (TIET11, TIET3, TIET4).

“Mesmo disposto a viabilizar possíveis alternativas para melhorar ainda mais os termos econômicos da proposta para os acionistas da AES Tietê em uma negociação que finalmente se anunciava, informamos que em reunião realizada nesta data o conselho de administração da Eneva decidiu encerrar as tratativas em torno da proposta”, declarou a empresa por meio de fato relevante.

A Eneva cita o motivo que levou a essa decisão: “na noite de ontem (segunda, 20) , em carta enviada ao Conselho da AES Tietê, a AES Holdings Brasil Ltda., veículo de investimento da The AES Corporation, indicou que ainda que a administração da AES Tietê, convencida dos méritos da operação, venha a submetê-la à deliberação dos seus acionistas, não reconhecerá o direito de voto dos acionistas titulares de ações preferenciais, em descumprimento do estatuto social da AES Tietê e do Regulamento de Listagem do Nível 2 de Governança Corporativa da B3”. 

No entendimento da Eneva a operação não deve seguir, nesse momento, em meio a um provável “embate acerca dos direitos dos acionistas titulares de ações preferenciais da AES Tietê e os interesses do acionista controlador daquela companhia”, afirmou. 

A Aes Tietê Energia divulgou na noite de segunda, 20, uma carta de sua acionista controladora Aes Holdings Brasil Ltda (AHB). No documento a Aes Holdings afirmou que o entendimento de que as ações preferenciais poderiam decidir pela aceitação da proposta da Eneva de incorporação do negócio representa “uma inversão do direito societário brasileiro”. “Essa interpretação não tem fundamento legal ou precedente que a suporte e poderia colocar todas as companhias listadas no Nível 2 em clara instabilidade política e sujeitas a takeovers por acionistas preferencialistas”, enfatizou a Aes Holdings na carta.

Leia a íntegra do comunicado da Eneva sobre a desistência da proposta de fusão clicando aqui.

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/IFSLrvRYtRbIsuI4lxgzvB