Publicado às 12h11min
A crise provocada pelo novo coronavírus aumentou a incerteza nos mercados e trouxe forte volatilidade para a renda variável.
O Finance News entrevistou Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, sobre alguns dos temas que despertam mais dúvidas neste momento. Confira:
Finance News – Quem gosta de fazer operações de curto prazo na Bolsa (swingtrading ou daytrading), quais cuidados deve tomar?
Henrique Esteter – As pessoas que focam em investimento de curto prazo devem tomar cuidado redobrado no momento atual, tendo em vista que a volatilidade deve permanecer elevada nas próximas semanas. Acredito que devam analisar a fundo se o risco x retorno da operação faz sentido, dado o elevado potencial de perda decorrente das fortes movimentações do mercado.
Finance News – Quem tem investimento em ações para o longo prazo (5, 10 anos), o que fazer?
Henrique Esteter – Para aqueles que focam no investimento de longo prazo, acredito que o ideal é manter a tranquilidade. Os choques de curto prazo costumam ser disseminados com o passar do tempo e, caso o ativo que o investidor esteja alocado seja uma empresa sólida, muito provavelmente conseguirá superar perdas do curto prazo.
Finance News – É hora de comprar ações de empresas com bons fundamentos para o longo prazo? Ou o investidor deve esperar mais?
Henrique Esteter – Nos momentos de fortes quedas, como presenciamos nos últimos dias, é extremamente difícil encontrar o ponto de inflexão do mercado. Por conta disso, caso a empresa escolhida seja boa em fundamentos, é interessante ir comprando aos poucos, para que possa fazer um preço médio interessante e conseguir bom retorno ao longo do tempo.
Finance News – É possível estimar quando haverá a reversão da tendência de baixa do Ibovespa que começou em fevereiro?
Henrique Esteter – Acredito que seja extremamente difícil saber quando haverá reversão, tendo em vista que o noticiário segue muito nebuloso e não há nenhuma perspectiva para que a situação se altere.
Finance News – Quem tem perfil mais arrojado mas não quer a volatilidade da Bolsa, tem outra opção neste momento, na renda variável?
Henrique Esteter – É possível investir em diversos instrumentos financeiros limitando a volatilidade na bolsa. Um deles seria estruturação de ativos listados em bolsa que, quando combinado com opções de vendas (puts), abre a possibilidade de obter retorno com o ativo (caso ele se valorize) e reduzir suas perdas (caso desvalorize) por fazer uso de tal derivativo.
Finance News – Ainda vale a pena investir em dólares ou produtos atrelados a essa moeda?
Henrique Esteter – A instabilidade econômica global deve perdurar por um bom tempo. Nesses momentos, os ativos mais seguros tendem a receber um fluxo maior de investimento, o que é o caso do dólar. Além disso, as medidas implementadas para o combate do coronavírus devem ter impacto nas contas fiscais do governo brasileiro. Dessa forma, a insegurança econômica deve elevar o risco país, o que também reflete na desvalorização da moeda local. Portanto, acredito que ainda há espaço para valorização da moeda americana frente ao real.
Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/Hb7lGtDCpzsFQkCdB6UE1m
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…