Barsi contra fusão Eneva/AES Tietê, JBS reabre unidade, Tupy elevada e outros destaques

17 de abril de 2020 Por Redação

 

Publicado às 10h28min

Atualizado às 13h19min

Ibovespa

A notícia de que os resultados do uso do Remdesivir para o tratamento de doentes da Covid-19 têm sido promissores, leva as Bolsas a terem uma sessão positiva e ofusca os dados negativos da economia chinesa.

Às 13h19min o Ibovespa tinha alta de +1,03% aos  78.605 pontos. O índice reduziu os ganhos em relação ao começo do pregão.

Segundo a farmacêutica americana Gilead, foi feito o tratamento de 125 pacientes atingidos pela Covid-19 com o Remdesivir. Dois pacientes morreram após o uso da droga e a maioria ficou curada em questão de dias. O estudo foi publicado no site Stat News.

Os investidores também repercutem nesta sexa o plano do presidente americano Donald Trump para reabrir a economia dos EUA.

Na China, o governo divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático caiu -6,8% no primeiro trimestre deste ano. Estimativas reunidas pela agência Bloomberg apontam para uma queda de 6% no primeiro trimestre, na comparação anual. Já os dados coletados pela Reuters estimavam queda de 6,5%.

Também foi divulgada a produção industrial. Em março caiu -1,1%. O previsto era -7,3%.

No Brasil, os investidores mantém no radar a tensão entre o Planalto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No centro do embate está o tema: quem vai pagar a conta deixada pelo combate à Covid-19.

Notícias corporativas

Barsi é contra fusão Eneva/AES Tietê 

Um dos maiores investidores individuais da Bolsa no Brasil, Luiz Barsi Filho afirmou que é contra a proposta de fusão da Eneva (ENEV3) com a AES Tietê (TIET4, TIET11).

Em carta, o megainvestidor diz que falta de uma política de dividendos na Eneva. Além disso, a matriz energética é concentrada em energias poluentes e o momento pouco propício do mercado para o vendedor.

A proposta de fusão foi feita em março pela Eneva, que ofereceu a possibilidade de prorrogação do prazo de análise da proposta. Para isso, a AES deve se manifestar até o próximo dia 21 de abril. 

JBS reabre unidade nos EUA

A unidade de carne bovina da JBS USA em Souderton, Pensilvânia, reabrirá na próxima segunda-feira. A paralisação ocorreu depois que vários membros da equipe de gerenciamento tiveram sintomas semelhantes aos de gripe.

Com capacidade de 1.950 cabeças por dia, a planta estava programada para reabrir em 16 de abril. 

Vale divulga produção hoje

A Vale (VALE3) divulga nesta sexta, após o pregão, o relatório da produção do 1T20. Os números devem trazer o impacto da Covid-19.

Tupy elevada

Analistas do JP Morgan elevaram a recomendação para as ações da Tupy (TUPY3) a “overweight” (exposição acima da média do mercado). O preço-alvo para os papéis é de R$ 18. 

Azul esclarece

Em resposta ao artigo divulgado pela Debtwire intitulado “Plano de renegociação de dívidas da Azul inclui senior notes”, a Azul (AZUL4) esclareceu que não tem intenção de reestruturar seus senior notes com vencimento em 2024. A companhia também afirmou que os consultores contratados recentemente irão apoiar a empresa nas negociações bilaterais com parceiros, fornecedores e instituições financeiras. 

A Azul (AZUL4) informou na quinta, 16, que contratou a Galeazzi & Associados para apoiar suas iniciativas para minimizar o impacto da crise da Covid-19, e que também irão ajudar a companhia a se fortalecer e se preparar para o novo ambiente econômico após o fim da pandemia. 

Outras notícias corporativas

Cosan divulga impacto gerado pela pandemia no setores em que atua

Enauta vai pagar dividendos intermediários de R$ 1,14 por ação

Log Commercial Properties anuncia dividendos

Engie: conselho aprova que 56,8% do lucro líquido do exercício de 2019 seja para dividendos e JCP 

Helbor reporta o melhor primeiro trimestre em vendas dos últimos 6 anos

Notícia da Petrobras, Eneva, BB Seguridade e da São Carlos