A matemática financeira é uma das mais importantes vertentes de matemática, principalmente para empresas e pessoas que vão fazer empréstimos. É por meio dela que todos os cálculos são executados, para definir quais serão as taxas de juros e em quantas vezes a conta poderá ser parcelada, por exemplo.
Tudo fica mais fácil quando se tem em mãos uma calculadora financeira. Ela é ótima para executar diversas tarefas importantes na matemática, desde que o seu utilizador saiba como colocar em prática todas as suas funções.
A matemática financeira aparece em diversas situações do nosso dia a dia, como no cálculo de juros envolvendo aplicações financeiras, o pagamento de contas atrasadas ou adiantadas, descontos de títulos, financiamento de automóveis ou de imóveis e em muitos outros casos. Tudo isso exige uma calculadora especial.
A matemática financeira coloca em prática vários conceitos importantes em nossa vida, como os juros e a inflação. Saldo, parcela e capital são alguns outros termos bastante utilizados quando o assunto é matemática financeira.
As calculadoras financeiras podem ser utilizadas para a resolução de todas as expressões matemáticas que citamos anteriormente. Algumas delas requerem maior tempo destinado ao aprendizado, já que possuem a Notação Polonesa Reversa (RPN) ou algébrico. E isso pode causar algumas confusões, por exemplo, para somar 5 + 5 é preciso digitar 5, clicar Enter e digitar 5 de novo, depois o +.
As calculadoras financeiras são utilizadas principalmente por estudantes de Administração, Economia, Ciências Contáveis e Comércio Exterior. Quem também trabalha com calculadoras financeiras são vendedores e lojistas, profissionais que lidam exatamente com a precificação ou venda direta de materiais.
Qualquer calculadora pode ser utilizada para os cálculos mais simples, mas quando falamos de uso profissional ou acadêmico, então os modelos mais elaborados ganham destaque. Talvez você não saiba qual é a diferença entre calculadora científica e financeira, mas saiba que existem.
As calculadoras científicas são recomendadas para a utilização no mundo acadêmico, para quando os estudantes estão aprendendo matemática básica. Elas adotam um sistema de cálculos parecido com o das calculadoras comuns, podem ser usadas para resoluções bem interessantes, como de lineares, exponenciais e outros tipos de contas.
Enquanto isso, as calculadoras financeiras são boas para as empresas, embora também possam ser utilizadas por universitários. São ótimas para pessaos que precisam fazer cálculos que envolvem juros compostos e outros segmentos, como funções estatísticas e matemáticas.
A calculadora financeira pode ter algumas teclas que você nunca viu, por isso é importante saber para que cada uma delas existe. Confira algumas de suas funções:
PV – valor presente
FV – valor futuro
PMT – valor das prestações
n – período das capitalizações (tempo)
i – taxa (%)
∆% – diferença percentual entre dois números
A grande diferença em relação a outros modelos de calculadoras é realmente relacionado com a tecla Enter, que precisa ser clicada em mais de uma oportunidade para executar tarefas e cálculos.
Se você não quer comprar uma destas calculadoras, já que o preço não é dos mais acessíveis, saiba que existem muitos sites que permitem acesso a uma calculadora virtual. Mas, é preciso saber lidar com esse “equipamento”, já que as funções serão as mesmas, é uma boa oportunidade de aprender.
Se você não sabe mexer em uma calculadora financeira, mas estuda algum dos cursos onde sua utilização é fundamental, comece a assistir alguns vídeos no YouTube, para que comece a dominar todas as suas funções. Existem diversos vídeos para aprender a dominar todas as suas funções e se tornar um expert em calculadoras financeiras.
A calculadora financeira é importante para estudantes de Administração e de outras áreas que lidam com finanças, assim como bancos e outras empresas que calculam juros compostos e serviços parecidos. Se for para uso comum, as calculadoras normais são bastante úteis.
O importante é escolher um modelo que satisfaça todas as suas necessidades. As faixas de preço variam bastante, algumas possuem valores bem elevados, outras são vendidas com custos mais acessíveis e oferecem as mesmas vantagens para quem as-possui.
Publicado às 22h39 A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, na quarta-feira, 25, ofício ao…
Publicado às 13h54 No último dia 23 a Marcopolo (POMO4) informou que obteve…
Publicado às 20h46 A Eucatex (EUCA4) informou nesta terça-feira, 24, que os juros sobre…
Publicado às 20h44 Os fundos geridos pela Guepardo Investimentos passaram a deter em…
Publicado às 20h41 O conselho de administração da Moura Dubeux (MDNE3) aprovou um…
Publicado às 20h39 A Eneva (ENEV3) assinou contrato de financiamento junto ao…