Veja por que as ações do IRB derreteram nesta segunda-feira

10 de fevereiro de 2020 Por Redação

Publicado às 13h01min

Atualizado às 19h03min

Os papéis do IRB (IRBR3) fecharam em forte queda de -16,4% (R$ 33,01) nesta segunda-feira.

Os papéis da companhia derreteram após a gestora Squadra publicar ontem, 9, uma nova carta aos seus cotistas contestando os números da resseguradora.

No documento, a Squadra faz uma análise das informações que o IRB divulgou ao mercado em relação aos pontos questionados na publicação anterior sobre a posição vendida da gestora.

A Squadra reiterou o texto da carta divulgada semana passada na qual afirma que existem indícios que apontam para lucros normalizados (recorrentes) significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras. 

Na semana passada o IRB divulgou um comunicado destacando que as demonstrações contábeis são auditadas internamente e externamente pela PwC. “A perfomance financeira da companhia e seu earnings power está fielmente retratado nas referidas demonstrações contábeis. A companhia informa ainda que está avaliando com seus assessores legais, as medidas cabíveis a serem tomadas neste cenário, onde o emissor da carta tem interesse econômico diametralmente conflitante com os interesses da companhia”, afirmou o IRB no comunicado enviado ao mercado no dia 3 de fevereiro.