Publicado às 9h23min
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4) anunciou nesta terça, 11, a celebração de contratos de venda e arrendamento (sale and leaseback) de 11 aeronaves Boeing 737 Next Generation (NG) com a Carlyle Aviation.
“Isso acelerará ainda mais a renovação da frota da GOL e a desalavancagem do balanço”, afirmou a empresa em comunicado.
A GOL pretende substituir esses NGs por aeronaves Boeing 737 MAX-8 durante os próximos anos. Criação de valor Desde 2005, quando a GOL firmou seu primeiro pedido de 80 aeronaves Boeing 737s, a companhia obteve mais de R$1,5 bilhões em ganhos em seu portfólio de aeronaves.
O pedido de 2005 possuía 40 aeronaves financiadas com uma garantia do Ex-Im Bank dos EUA e 40 aeronaves financiadas por transações de venda e arrendamento.
Todas as aeronaves da GOL foram vendidas para partes não relacionadas, com ganhos, e todos os recursos foram utilizados para pagar as devoluções de aeronaves e reduzir os endividamentos garantido e não-garantido.
“No processo de transformação da frota da GOL para aproximadamente 50% de aeronaves Boeing MAX até 2025, espera-se criar mais de R$ 4 bilhões em valor para todos os acionistas da GOL, composto por mais de R$ 2 bilhões de valor patrimonial em aeronaves (ativos) e mais de R$ 2 bilhões em crescimento da receita operacional, decorrente de maior produtividade da receita e menor consumo de combustível”, destacou a empresa.
Segundo a companhia, a venda dessas 11 aeronaves reduzirá a dívida líquida da GOL em aproximadamente R$ 500 milhões, composta por uma redução de R$130 milhões na dívida de arrendamento financeiro e um aumento de R$370 milhões na liquidez de caixa.
Posteriormente, a companhia planeja utilizar aproximadamente R$330 milhões desses recursos para resgatar o montante disponível de suas Senior Notes de 8,875%, com vencimento em 2022. A receita de gerenciamento de ativos e a redução na despesa de juros contribuirão com mais de R$420 milhões no lucro da companhia em 2020, e melhorará os indicadores creditícios da GOL, reduzindo a relação dívida líquida/EBITDA em 0,2x e melhorando a relação EBITDA/despesa de juros líquidos em 0,5x.
A GOL afirmou que a renovação acelerada da frota não alterará a capacidade planejada, uma vez que essas aeronaves serão devolvidas simultaneamente com o recebimento de aeronaves 737 MAX-8, conforme o pedido da companhia com a Boeing.
“A GOL está comprometida em dimensionar sua frota para impulsionar ainda mais a eficiência operacional. Até 2025, aproximadamente 50% da frota será composta por 737 MAXs. Nos próximos cinco anos, a transição para o MAX deve aumentar a produtividade em mais de 20% e reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 15%”, afirmou a aérea.
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