Raia Drogasil e GPA anunciam sociedade e criam coalizão inédita de fidelidade
Publicado às 21h30min
A Raia Drogasil (RADL3) e o Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) anunciaram nesta quarta, 27, a criação de uma nova empresa, a Stix Fidelidade, que nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, de forma a oferecer descontos e vantagens aos seus clientes fiéis.
A Stix reúne como acionistas a RD e o GPA, dois importantes varejistas do Brasil no setor farmacêutico e alimentar, respectivamente, setores estes que têm grande capilaridade, volume de transações e frequência de compras.
Além deles, parceiros de diversos outros segmentos integrarão a coalizão, de modo a oferecer uma maior gama de produtos e benefícios aos consumidores.
A Stix reunirá como âncoras do programa as marcas Drogasil, Droga Raia, Extra e Pão de Açúcar, com cerca de 3 mil estabelecimentos em todo o País.
A Stix Fidelidade, que terá sua composição acionária composta por 66,7% de participação do GPA e 33,3% da RD, será uma empresa autônoma, com um Conselho de Administração formado por membros indicados pelas acionistas.
A formação da sociedade entre RD e GPA na Stix está sujeita à aprovação do CADE, autoridade antitruste brasileira.
Parceiro estratégico será o Itaú
A Stix Fidelidade terá como parceiro estratégico o Banco Itaú (ITUB4).
A partir do segundo semestre de 2020, os clientes que fizerem suas compras nas lojas da Droga Raia, Drogasil, Extra e Pão de Açúcar, além de outros parceiros que vierem integrar a parceria, poderão acumular pontos Stix em uma conta única.
Eles também poderão trocar pontos acumulados nos cartões de crédito Itaú, ou mesmo adquirir cartões Itaú que permitam acumular os pontos diretamente em sua conta, por pontos Stix.
O Banco Itaú será um parceiro estratégico de longo prazo, ampliando a abrangência da experiência de fidelidade de seus correntistas e clientes de variados produtos financeiros, por meio de seus programas de fidelidade – que estarão interligados à plataforma Stix desde o início do programa. “Com o lançamento da Stix em 2020, os clientes do Itaú poderão usufruir dos pontos do programa de fidelidade diretamente nos caixas dos supermercados do GPA, e também nos da Droga Raia e da Drogasil, melhorando ainda mais a experiência de uso e valor percebido do programa”, afirma Carlos Formigari, diretor do Itaú.
“Ao permitir aos clientes que somem pontos em uma ampla gama de setores com os quais eles já se relacionam no seu dia a dia, além de poder ganhá-los utilizando o seu cartão de crédito, a Stix permitirá aos clientes somar um volume relevante de pontos com validade suficiente para garantir sua utilização”, destaca o comunicado das empresas ao mercado.
Cada ponto valerá R$ 1,00
Cada ponto valerá R$ 1,00 (um real), o que permitirá aos clientes terem o claro entendimento do seu valor. Os pontos poderão ser utilizados tanto no pagamento normal das suas compras como na troca por produtos do catálogo Stix, os quais oferecerão descontos atraentes.
As trocas poderão ser feitas diretamente nas lojas ou por meio dos aplicativos da Stix e de cada varejista participante.
“A Stix nos permitirá recompensar os nossos clientes fiéis e promover hábitos saudáveis a partir da entrega de pontos com valor claro e com a certeza de sua utilização. Além disso, eles poderão combinar as suas compras junto à Droga Raia, Drogasil, Pão de Açúcar e Extra, além de outros varejistas que integrarão a nossa plataforma, e também os seus gastos com os cartões Itaú para ampliar o seu ganho. Portanto, além dos benefícios para a saúde e para o bolso que ofereceremos aos nossos clientes, a Stix nos permitirá aumentar a sua fidelidade e atrair novos clientes que já se relacionam com os nossos parceiros”, afirmou Marcílio Pousada, Presidente da Raia Drogasil.
“Dada a relevância dos parceiros nos segmentos em que atuam e a robusta base de clientes, temos nas mãos uma oportunidade única para oferecer aos nossos clientes uma experiência de valor excepcional, sem atrito e multicanal”, comenta Peter Estermann, Diretor-Presidente do GPA.