Petrobras atualiza sobre Acordo Coletivo de Trabalho

1 de outubro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 22h29min

A Petrobras (PETR3, PETR4) afirmou que desde maio de 2019 vem negociando com as entidades sindicais com o intuito de chegar a um entendimento sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020. Após mais de 20 reuniões entre representantes da empresa e dos sindicatos, com a apresentação de três propostas pela companhia, que não foram acolhidas, a Petrobras recorreu à mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no intuito de chegar a um consenso.

Segundo a estatal, o TST, após realizar diversas reuniões com as partes, apresentou uma proposta em 19/09/2019 para ser submetida à categoria pelos sindicatos. Até o momento as entidades sindicais não submeteram a proposta do tribunal aos empregados e, portanto, não houve acordo entre as partes.

“Considerando que o ACT 2017-2019 venceu em 30 de setembro, após um mês de prorrogação, perdendo seus efeitos, a Petrobras está iniciando uma transição para a legislação trabalhista vigente a partir de hoje. Apesar de não ter havido convergência entre as entidades sindicais e a Petrobras, a companhia continua aberta ao diálogo e entende que o caminho da negociação deve sempre ser perseguido pelas partes”, afirmou a petroleira.

A Petrobras informou que reforça seu compromisso com a transparência na comunicação e que seu objetivo sempre foi chegar na melhor proposta para os empregados, mas sem colocar em risco a saúde financeira e sustentabilidade da companhia.

“A companhia continuará firme em sua trajetória para se tornar mais forte e competitiva por meio da execução de seu amplo e profundo programa de ajustes, que inclui a gestão ativa de seu portfólio alinhada à gestão eficiente de pessoal, investimentos em treinamento e capacitação, transformação digital, tecnologia, segurança, proteção do meio ambiente e otimização de custos”, declarou a empresa.