IPCA e ata do Fomc no radar do mercado nesta quarta-feira

8 de outubro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 8h15min

Bolsas em alta na Europa

A notícia da Bloomberg, citada pela CNBC, de que a China estaria disposta a discutir um acordo comercial parcial com os EUA anima as Bolsas na Europa e também os índices futuros americanos.

Amanhã ocorre um encontro de alto nível entre autoridades de Pequim e Washington sobre o tema.

Bolsas e petróleo (8h26min)

China (Shanghai Comp.): +0,39% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): -0,61% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): +1,21%

Londres (FTSE 100): +0,63%

Petróleo WTI: +1,08% (US$ 52,11)

Petróleo Brent: +1,03% (US$ 53,17)

Minério de ferro na China 

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, caíram -2,89% a 638,50 iuanes.  

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de +0,79% e o S&P 500 futuro de +0,92% às 8h25min. 

IPCA

No Brasil o destaque na agenda é a divulgação do indicador oficial de inflação, o IPCA, que vai ser apresentado pelo IBGE às 9h desta quarta-feira. Os dados são referentes ao mês de setembro.

Fala do chairman do FED

Depois da apresentação na véspera, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, volta a discursar nesta quarta-feira, o que pode trazer mais indicações sobre o rumo da política monetária americana. Nesta quarta, o discurso é às 12h.  

Ata do Fomc

O que também vai estar no radar do mercado e pode trazer pistas sobre os juros americanos é a divulgação da mais recente ata da reunião do Fomc (Comitê que decide sobre os juros nos EUA). A divulgação está programada para às 15h (horário de Brasília).

Cessão onerosa: acordo se aproxima?

O acordo para distribuir de forma igualitária os recursos do leilão da cessão onerosa do pré-sal entre estados e municípios está bem avançado no Congresso Nacional. A informação foi dada pelo recém-eleito presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), que se reuniu na terça (8) com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

“Existe já um pré-acordo, que está bastante avançado, de 15% para os municípios, de 15% para os estados, e eu entendo que esta é uma divisão justa, uma divisão boa, que o governo federal acaba ajudando os estados e municípios e também fica com uma parte significativa. Esse é um bom entendimento para todos”, afirmou a jornalistas após a reunião no Planalto. Segundo Rossi, Bolsonaro concorda com essa proposta. 

Notícias

Gol: previsão de margem Ebitda entre 29% e 31% no 3T19

Desinvestimento visa fortalecer estatal, diz presidente da Petrobras

Acordo para cessão onerosa está avançado, diz presidente do MDB

Petrobras conclui a venda dos campos de Pargo, Carapeba e Vermelho

Análise gráfica

Veja análise do Ibov, Petr4, Vale3, Bbdc4, Mrve3, Jbss3 e de outros papéis