Atualizado às 9h13min
O Ibovespa futuro (INDZ19 – contrato com vencimento para 18 de dezembro) abriu em alta. No horário acima subia +0,44% aos 105.770 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
O que anima os mercados nesta segunda, 21, é o fato de autoridades americanas e da China terem feito declarações positivas no sentido de promover uma trégua na guerra comercial. O principal negociador comercial chinês, Liu He, disse que foram feitos “progressos substanciais” e acrescentou que “interromper a escalada da guerra comercial beneficia a China, os EUA e o mundo inteiro”.
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve alta de +0,18% e o S&P 500 futuro de +0,32% às 9h04min.
O petróleo Brent tinha queda de -0,50% (US$ 59,12).
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +0,41% a 611,50 iuanes.
O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), confirmou a expectativa de concluir a votação da PEC da reforma da Previdência nesta semana. A matéria já completou os dois turnos de discussão e deve estar na pauta do Plenário na terça-feira (22).
O presidente Jair Bolsonaro está em viagem pela Ásia. Depois irá ao Oriente Médio. Isso não significa que a tensão entre o presidente e líderes do PSL vai diminuir. Os investidores acompanham o desenrolar da crise, que se tornou pública há cerca de dez dias, quando Bolsonaro pediu a um apoiador para “esquecer” o partido porque Luciano Bivar, presidente da legenda, está “queimado para caramba”.
No sábado, quando questionado se permanecerá no PSL, o presidente respondeu: “Pergunta para eles”.
Outro assunto que está no radar do mercado é o Brexit. A Comissão Europeia afirmou no fim de semana que o Reino Unido precisa informar os próximos passos assim que possível, depois de o Parlamento votar, no sábado, pelo adiamento de uma votação chave sobre o acordo do Brexit.
A derrota do premiê britânico Boris Johnson no Parlamento ocorreu no sábado. Agora ele é obrigado a pedir um adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia.
A data marcada para a saída do Reino Unido era em 31 de outubro.
Michael Sky Gove, ministro responsável por negociar a saída do Reino Unido da União Europeia disse que o risco de um Brexit sem acordo aumentou e que o governo poderá intensificar os preparativos para um rompimento brusco.
O Supremo Tribunal Federal retomará na manhã de quarta-feira (23) o julgamento sobre a prisão em 2°. Haverá a manifestação de mais duas entidades da sociedade civil e os pronunciamentos da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da União (AGU).
Depois deles, o relator do caso, ministro Marco Aurélio, dará seu voto.
Esse julgamento pode beneficiar o ex-presidente Lula por isso desperta a atenção do mercado.
A semana vai ser agitada com a divulgação do resultado de gigantes como Petrobras e Vale. Confira a seguir as empresas que divulgam seus resultados do 3T19 nos próximos dias.
Quarta, 23
Weg – antes do pregão
CSN, Energias do Brasil, Localiza – após o pregão
Quinta, 24
Vale, Petrobras, Fleury, Grendene, Lojas Renner – após o pregão
Sexta, 25
Ambev e Usiminas – antes do pregão
Hypera, Eletropaulo (Enel) – após o pregão
Estácio compra 10° maior grupo de ensino superior privado no Brasil
Lucro líquido da Neoenergia sobe 19,7% no 3T19
Petrobras vai provisionar R$3,2 bi
B3 recebe auto de infração da Receita Federal por ágio em fusão
Publicado às 10h13 7 companhias anunciaram provento Após o fechamento do mercado na…
A gestão de Recursos Humanos (RH) é um dos pilares de sucesso para qualquer…
Publicado às 22h47 O conselho de administração da C&A Modas (CEAB3) aprovou nesta segunda-feira,…
Publicado às 22h40 O conselho de administração da Schulz (SHUL3; SHUL4) aprovou o pagamento…
Publicado às 22h35 O conselho de administração da Mills Locação, Serviços e Logística…
Publicado às 22h31 O conselho de administração da Multiplan (MULT3), em reunião realizada…