Vale: STF determina o retorno de operações de Onça Puma no PA

12 de setembro de 2019 Por Redação

Publicado às 22h21min

A Vale (VALE3) informou nesta quinta, 12, o ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou o retorno das operações (minas e usina) do empreendimento de níquel da mineradora, Onça Puma, com sede em Ourilândia do Norte (PA). 

“Com a liberação, o empreendimento que estava com as minas de Onça e de Puma paralisadas desde setembro de 2017 e a usina de processamento de níquel desde junho deste ano, retornam às atividades”, afirmou a Vale.

O STF também determinou a liberação dos depósitos judiciais aos indígenas Xikrin do Cateté e Kayapo, que estavam bloqueados por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Mandado de Segurança impetrado pela Vale. 

Em junho deste ano, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) informou que a Vale desobedecia ordem de paralisar a mineradora. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) a multa por descumprimento já ultrapassava R$ 19,5 milhões. 

Segundo a mineradora, o empreendimento estava com minas paralisadas desde setembro de 2017 e a usina de processamento de níquel parada desde junho deste ano.