MANCHETE SECUNDÁRIA

Bancos não podem deixar de atender presencialmente

Banco Central (Foto: Agência Brasil)

 

Publicado às 14h37min

Os bancos não podem deixar de atender clientes presencialmente, mesmo quando estiver disponível o atendimento em outros canais. A determinação é do Banco Central (BC), que publicou hoje (2) no Diário Oficial da União a resolução nº 4.746.

Essa medida foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional, no último dia 29. De acordo com a resolução, é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.

Essa determinação não se aplica aos serviços de arrecadação ou de cobrança, quando não houver contrato ou convênio para a sua prestação celebrado entre a instituição financeira e o ente beneficiário; ou o contrato ou convênio celebrado não contemple o recebimento em guichê de caixa das dependências da instituição. A regra também exclui o recebimento de boletos de pagamento de emitidos fora do padrão, das especificações ou dos requisitos vigentes para o instrumento; recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque; e as instituições que não possuam dependências ou às dependências de instituições sem guichês de caixa.

Também está fora da determinação os postos de atendimento instalados em órgão ou de entidade da Administração Pública ou de empresa privada com guichês de caixa, nos quais sejam prestados serviços do exclusivo interesse do respectivo órgão ou entidade.

A resolução determina ainda que “é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação a montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie”.

Segundo a resolução, as cooperativas de crédito devem informar em suas dependências, “em local visível e em formato legível, se realizam atendimento a não associados e quais os serviços disponibilizados”.

Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Brava Energia (BRAV3): ANP autoriza retomada da produção no campo de Papa-Terra

  Publicado às 13h17   A Brava Energia (BRAV3) informou nesta sexta-feira, 27, que recebeu,…

27 de dezembro de 2024

Rápidas: Brava, Petrobras, Vale, Mater Dei, Pine, BB, Totvs, BR Partners, Cemig, Fleury, Ferbasa, Eletrobras, TPI, Banco ABC

Publicado às 11h39 Atualizado às 13h09   Ibovespa Às 13h09 o Ibovespa tinha queda de…

27 de dezembro de 2024

Hospital Mater Dei (MATD3) contrata Credit Suisse Brasil como formador de mercado

  Publicado às 10h15   O Hospital Mater Dei (MATD3) anunciou nesta sexta-feira, 27, a…

27 de dezembro de 2024

Brava Energia (BRAV3) esclarece notícia sobre propostas por ativos onshore

Publicado às 10h02   A Brava Energia (BRAV3) prestou nesta sexta-feira, 27, esclarecimentos após à…

27 de dezembro de 2024

Embraer (EMBR3) assina contrato para duas unidades do C-390 Millennium com cliente não revelado

  Publicado às 9h47   A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) assinou nesta sexta-feira, 27,…

27 de dezembro de 2024

Ibovespa futuro, dólar, prévia da inflação, notícia da Embraer e outros destaques

  Publicado às 9h27 Atualizado às 9h45   Ibovespa futuro Às 9h45 desta sexta-feira, 27,…

27 de dezembro de 2024