Privatização dá o tom do mercado e Ibovespa sobe 2%

21 de agosto de 2019 Por Redação

Atualizado às 17h34min

Ibovespa

O Ibovespa subiu 2% aos 101.201 pontos nesta quarta-feira. A prometida privatização de estatais deu o tom no mercado, o que levou o índice a ter forte alta.

Juros nos EUA

O mercado acompanhou nesta quarta-feira à tarde a divulgação da ata mais recente da reunião do Fomc, órgão do Banco Central americano, que cortou os juros nos Estados Unidos pela primeira vez desde a crise financeira de 2008.

A maioria dos membros votantes do Fomc defendeu a adoção de uma política monetária mais agressiva.

Na última reunião do BC americano foi decidida pela redução da taxa. Dois membros votaram, inclusive, para um corte mais agressivo de 50 pontos-base.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

Petrobras

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) tiveram uma forte alta repentina após às 15h30min com a notícia do Valor Pro de que a equipe econômica planeja privatizar a estatal até o fim do atual governo.

A informação é atribuída à fontes.  

Os papéis, que já registravam ganhos durante o pregão, tiveram um movimento de forte volume. 

As ações preferenciais chegaram a subir 7% no intraday.

Eletrobras

Os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6) lideraram os ganhos no Ibovespa com forte alta de mais de 10%. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a estatal deve ser privatizada rapidamente.

A privatização precisa ser aprovada pelo Congresso.

Construtoras em alta

A sessão foi bem positiva também para os papéis das construtoras. As ações do setor reagiram aos planos dos bancos para redução de juros para o financiamento de imóveis. Os papéis da MRV (MRVE3) e da Cyrela (CYRE3) tiveram forte valorização de 7%.

Telebras salta

Os papéis preferenciais (TELB4) e ordinários (TELB3) da Telebras saltaram mais de 60%. O motivo é que entre as empresas na lista de privatização do governo está a Telebras.