MANCHETE SECUNDÁRIA

Previdência: Maia vai barrar pedidos de viagem após o feriado de Corpus Christi

 

Publicado às 20h27min

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que pode pautar a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) para votação no plenário da Casa no mês de julho. Para garantir quórum alto de presença, Maia está barrando pedidos de viagem de deputados após o feriado de Corpus Christi, no dia 20 deste mês.

Segundo o deputado, o quórum da Casa terá que estar perto de 500 deputados. Maia disse que todos os pedidos de viagem após 20 de junho estão sendo negados para que se possa, a partir dessa data, voltar a atingir o quórum de 500, 505 deputados. “Hoje estamos na média com 475, 480, e a gente precisa recuperar esses 20 para ter uma margem tranquila para aprovar a Previdência já no final do mês ou no início do mês que vem”, afirmou o presidente da Câmara.

Além do feriado, os meses de junho e julho são marcados pelas festas juninas, que costumam atrair os parlamentares para suas bases políticas e, assim, esvaziam as votações do plenário. A perspectiva de Rodrigo Maia é garantir a votação antes do recesso legislativo, que começa no dia 18 de julho. Por ser tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto precisa ser aprovado em dois turnos por 308 deputados antes de seguir para o Senado.

“A gente tem que ter 350 [votos] prontos para votar para ter a garantia que vão sobrar uns 320, 330. Se a gente conseguisse uma pactuação com todos os governadores, do PSB, do PT, do DEM, do MDB, do PSDB, aí, sim, a gente poderia estar sonhando com o número de 400 deputados. Seria uma sinalização histórica, uma votação histórica, com uma sinalização muito forte para toda a sociedade [de] que nós vamos tirar os temas que são da questão fiscal, previdenciária, do nosso embate ideológico, vamos racionalizar esse tema”, afirmou.

Tramitação

Nesta terça-feira (4), a comissão especial que analisa a proposta que altera as regras de aposentadoria promoverá um seminário com pesquisadores de diversos países para troca de experiências em previdência social. Depois disso, o relatório já poderá ser votado no colegiado.

A proposta de reforma da Previdência recebeu 277 sugestões de alteração ao texto. As emendas serão analisadas pelo relator da comissão, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que pode acatá-las, ou não, no todo ou em parte. Moreira tem afirmado que apresentará o relatório até o dia 15 de junho. O relator, no entanto, declarou que pode antecipar a conclusão do trabalho.

“Nós continuamos com o prazo até o dia 15, mas estamos também no esforço de ajudar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a cumprir o cronograma que ele deseja. Portanto, nós podemos até adiantar um pouco, mas sempre dentro desse prazo de, no máximo, até o dia 15. Mas é possível que até o final da semana que vem, no começo da outra, a gente entregue esse relatório”, disse Moreira.

Agência Brasil

 

Published by
Redação

Recent Posts

Renúncia no conselho de administração da Dexco (DXCO3)

Publicado às 23h09   A Dexco (DXCO3) informou que Rodolfo Villela Marino renunciou ao cargo…

3 de julho de 2024

Notícia da Vale, Petrobras, Jalles Machado, Santander, Oi, MRV

  Publicado às 20h15 Atualizado às 23h16   Notícias corporativas: Renúncia no conselho de administração…

3 de julho de 2024

Petrobras e Cade assinam aditivo ao TCC para o mercado de refino

  Publicado às 20h11   A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou com o Conselho de Administrativo…

3 de julho de 2024

Acordo homologado pelo TCU entre Oi (OIBR3), Anatel e Ministério das Comunicações garante R$ 5,9 bi de investimentos para o setor

  Publicado às 20h06   O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na sessão…

3 de julho de 2024

Jalles Machado (JALL3): fábrica de açúcar na Unidade Santa Vitória está operacional

Publicado às 19h44   A Jalles Machado (JALL3) informou nesta quarta-feira, 3, que a fábrica…

3 de julho de 2024

MRV (MRVE3): Nicola Calicchio Neto aprovado para o cargo de vice-presidente do conselho de administração

  Publicado às 19h27   A MRV Engenharia e Participações (MRVE3) divulgou que foi aprovada…

3 de julho de 2024