Ibovespa perto da estabilidade. Ações da Vale em alta com minério e Brucutu
Atualizado às 10h24min
O Ibovespa operava perto da estabilidade nesta quarta-feira, 19. As ações da mineradora Vale (VALE3) subiam e impactavam positivamente o índice.
Notícias positivas para Vale
Entre os motivos para a Vale se valorizar está o rali do minério de ferro. Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram forte alta de +5,08%, cotados a 807 iuanes.
Também é positiva a decisão favorável da Justiça que possibilitará o retorno integral das operações a úmido em Brucutu em até 72 horas.
Segundo a mineradora, como consequência, haverá um incremento da qualidade média do portfólio de produtos da Vale.
A Vale reafirmou ainda seu guidance de vendas de minério de ferro e pelotas de 307-332 Mt em 2019, anteriormente divulgado, e informou que a expectativa atual é que as vendas se aproximem do centro da faixa.
Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, fala na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sobre as mensagens trocadas com Procuradores da Lava Jato. A sessão promete ser um cabo de guerra entre governistas e adversários do governo de Jair Bolsonaro.
O site Intercept publicou na noite de ontem novas mensagens atribuídas a Sérgio Moro e a procuradores da Lava Jato.
A troca de mensagens teria ocorrido em abril de 2017, um dia depois de o Jornal Nacional ter veiculado uma reportagem a respeito de suspeitas contra o ex-presidente FHC.
Na época, em delação, o empresário Emilio Odebrecht contou ter pago caixa dois às campanhas de FHC nos anos 1990.
Segundo o Intercept, Moro teria manifestado contrariedade com a decisão de investigar o caso em São Paulo mesmo já estando provavelmente prescrito porque isso melindraria “alguém cujo apoio é importante”.
O caso foi parar na Lava Jato de São Paulo e nunca passou pela avaliação nem do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná.
BC decide sobre Selic
Ainda hoje o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decide sobre a taxa básica de juros, a Selic.
Vários analistas de mercado aumentaram as apostas em corte da Selic já para a reunião desta quarta após dados fracos de atividade econômica.
No entanto, a maioria das instituições financeiras consultadas pelo BC preveem que a Selic deve permanecer no atual patamar, nesta reunião e na próxima, em agosto, com a expectativa é de que os juros básicos sejam reduzidos mais para o fim do ano.
O anúncio será às 18h de quarta.
BC americano decide juros
Também na quarta-feira, 19, o Federal Reserve (Banco Central americano) decide sobre a taxa de juros. O anúncio é às 15h. Logo em seguida ocorre a entrevista coletiva do presidente do BC americano, Jerome Powell. Nessa entrevista é que o mercado concentra as atenções para verificar se haverá alguma sinalização sobre o rumo da taxa básica de juros americana.
Notícias
Vale tem decisão favorável na Justiça e vai retomar operações em Brucutu
Sanepar informa sobre juros sobre o capital. Veja os valores
Braskem: recuperação judicial da Odebrecht não acarreta vencimento antecipado de dívidas
Localiza aprova pagamento de juros sobre o capital