Atualizado às 11h19min
O Ibovespa operava perto da estabilidade nesta segunda-feira em compasso de espera sobre a definição do novo chefe do BNDES e também digerindo o impacto das declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre as decisões do presidente Jair Bolsonaro.
Às 11h19min tinha leve queda de +0,24% aos 98.277 pontos.
A sessão é marcada pela queda nos preços das commodities como petróleo e minério de ferro. Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -2,47%, cotados a 768,50 iuanes.
Com a demissão de Joaquim Levy da presidência do BNDES, surgem as especulações de quem irá substituí-lo. Entre os cotados estão Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, Salim Mattar, secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, e Solange Vieira, funcionária de carreira do BNDES.
O site G1 informou que o substituto de Levy no comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social será indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ser da iniciativa privada, informaram integrantes da equipe econômica.
Segundo a jornalista Andréia Sadi, do Globo News, O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ter ficado “perplexo” com o tratamento dado por Paulo Guedes a Joaquim Levy.
O mercado monitora ainda as consequências das declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, criticando o Congresso na última sexta-feira. Os comentários fizeram o mercado acender a luz amarela para uma possível crise com o Parlamento.
Guedes criticou as mudanças propostas por Samuel Moreira, do PSDB, relator do projeto de reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e atribuiu as modificações à “pressões corporativas” e ao “lobby de servidores do Legislativo”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu e afirmou que Guedes “está gerando uma crise desnecessária” e que o governo Bolsonaro virou uma “usina de crises”.
Maia considerou desnecessário o comentário de Guedes no momento em que Congresso “assumiu a responsabilidade pela reforma da Previdência” e uma economia da ordem de R$ 900 bilhões em dez anos. “Ele não está sendo justo com o Parlamento, que tem comandado sozinho a articulação para aprovação da reforma da Previdência. Se dependêssemos da articulação do governo, teríamos 50 votos para proposta e não a possibilidade de termos 350, como temos hoje”, enfatizou.
Na terça-feira começam os debates na Comissão que analisa a reforma da Previdência sobre o texto apresentado pelo relator Samuel Moreira.
Na quarta-feira, 19, o ministro da Justiça, Sergio Moro, irá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para falar sobre as mensagens trocadas com Procuradores da Lava Jato.
No mesmo dia o Banco Central decide sobre a taxa básica de juros, a Selic.
Vários analistas de mercado aumentaram as apostas em corte da Selic já para a reunião desta quarta após dados fracos de atividade econômica.
O anúncio do BC será às 18h de quarta.
Também na quarta-feira, 19, o Federal Reserve (Banco Central americano) decide sobre a taxa de juros. O anúncio é às 15h. Logo em seguida ocorre a entrevista coletiva do presidente do BC americano, Jerome Powell. Analistas ficam de olho se BC americano vai sinalizar um corte de taxa na reunião de julho. Na reunião desta semana, a maioria dos economistas não espera mudanças.
Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Rail3, Brfs3, Usim5, Csna3, Bbas3 e Itub4
Mercado reduz PIB pela 16° semana seguida
JCP da Dimed e da Copasa, notícia da Ferbasa e da Petrobras
Petrobras retoma processo de desinvestimento no setor de fertilizantes
Petrobras esclarece sobre descoberta de gás natural na Bacia de Sergipe
Agenda: juros no Brasil, juros nos EUA, Moro no Senado e outros destaques
Quem está cuidado do seu dinheiro?
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…