Ibovespa futuro abre em alta nesta terça-feira
Atualizado às 9h08min
O Ibovespa futuro (INDM19 – contrato com vencimento para 12 de junho) abriu em alta nesta terça-feira. No horário acima subia +0,82% aos 98.040 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Ações sobem forte na China com estímulos. Europa no positivo
Na Europa, os principais índices têm alta. Na China, a Bolsa de Shanghai subiu com força após a notícia de que Pequim vai permitir que governos locais usem os recursos de títulos especiais para importantes projetos de investimento, incluindo estradas, oferta de gás e energia e ferrovias.
Minério salta na China
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +5,99%, cotados a 761 iuanes.
O petróleo Brent operava em alta de +0,35% (US$ 62,51).
Futuros americanos
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,46% e o S&P 500 futuro em +0,47% às 9h02min.
Governadores voltam a Brasília para discutir reforma da Previdência
Com a proximidade da apresentação do relatório da reforma da Previdência, prevista para esta semana na comissão especial da Câmara que analisa a proposta, crescem a pressão e a expectativa de estados e municípios para permanecer no texto, como proposto originalmente pelo governo.
Nesta terça-feira (11) os chefes dos governos estaduais desembarcam em Brasília para a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, com o objetivo de afinar o discurso.
O documento ressalta a importância de os estados serem garantidos no texto por causa do déficit nos regimes de aposentadoria e pensão de seus servidores.
Crédito suplementar no radar
Está prevista para as 14h a sessão no Congresso Nacional para a apreciação do projeto de crédito suplementar que autoriza o Executivo a descumprir a chamada “regra de ouro” e pagar, com recursos emprestados, despesas correntes de R$ 248,9 bilhões (PLN 4/19).
No fim da manhã, por volta de 11h, o texto tem de ser encaminhado à Comissão Mista de Orçamento (CMO).
À espera de novos vazamentos
Após as revelações do site The Intercept, o mercado espera que novos vazamentos sejam divulgados. O objetivo é verificar se haverá ou não impacto político significativo em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro tenta deixar para trás as disputas para avançar com a reforma da Previdência.
Mesmo que as revelações tenham implicações limitadas, investidores devem ficar atentos ao contexto, ainda mais com uma greve geral convocada pelos sindicatos para a próxima sexta-feira.
No domingo o site The Intercept revelou trechos de mensagens atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e ao então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça.
O site disse que procuradores, entre eles Deltan Dallagnol, trocaram mensagens com Moro sobre alguns assuntos investigados.
Outras notícias
Banco Inter fará desdobramento e mira Nível 2 de Governança da B3
Bolsonaro conversará com Moro sobre vazamentos da Lava Jato
CNMP abre representação disciplinar sobre suposta troca de mensagens
Notícia da Petrobras, Eztec, BB e do Bradesco
Fitch coloca rating da Sonae Sierra Brasil em observação positiva
Conselho da Liq aprova submeter à AGE proposta de grupamento