Fitch afirma ratings da Liq em ‘RD (bra)’

6 de junho de 2019 Por Redação

 

Publicado às 22h24min

A Fitch Ratings afirmou nesta quinta, 6, o rating Nacional de Longo Prazo ‘RD (bra)’ da Liq Participações (LIQO3) e de suas emissões de debêntures.

O rating reflete os múltiplos waivers temporários obtidos pela empresa para postergar o pagamento dos juros de sua primeira, terceira e quinta emissões de debêntures, bem como o não pagamento dos juros da sua segunda emissão de debêntures, devido a sua fraca liquidez e a sua incapacidade de refinanciar ou servir sua dívida por intermédio de sua geração de operacional de caixa.

“Até a publicação deste comunicado, a Liq não havia sido bem sucedida no esforço de reestruturação de sua dívida, que, na opinião da Fitch, se ocorrer, deve resultar em alteração material das atuais condições dos credores da empresa”, afirmou a Fitch.

Pelos critérios da agência, uma reestruturação representaria uma troca de dívida em situação crítica (Distressed Debt Exchange – DDE), sendo que sua desaprovação pelos debenturistas provavelmente resultará em um evento de inadimplência da Liq.

A empresa passou pelo mesmo processo de reestruturação de dívida outras duas vezes, a primeira em dezembro de 2015 e a segunda em julho de 2017.

Segundo a agência, o perfil de crédito da Liq continua muito pressionado por sua fraca geração operacional de caixa. “Os negócios da companhia têm apresentado redução relevante em uma atividade na qual a escala é importante. Negativamente, a Liq apresenta forte concentração de sua receita junto à Oi (OIBR3) – que permanece com grandes desafios operacionais -, elevada alavancagem financeira e restrita flexibilidade financeira”, destacou a Fitch.

Ainda de acordo a agência, o perfil de crédito da Liq também considera a dificuldade da companhia em diversificar sua base de clientes, o ambiente competitivo do setor e sua exposição ao crescimento de despesas com pessoal, no caso de aumentos salariais que não sejam integralmente repassados aos contratos, ou caso haja indenizações substanciais decorrentes da redução do quadro de funcionários.