Publicado às 8h49min
Atualizado às 10h34min com posição da Dommo
A Enauta Participações (ENAT3), antiga Queiroz Galvão Exploração e Produção, informou por meio de fato relevante nesta segunda, 24, que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a cessão da Dommo Energia para Enauta e Barra Energia da Concessão BS-4, onde está localizado o Campo de Atlanta.
Segundo a Enauta haverá a “formalização da cessão da Dommo Energia S.A. do Bloco BS-4, tendo em vista sua inadimplência histórica com obrigações de aporte financeiro no consórcio e o exercício pela Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. da retirada compulsória da Dommo sem compensação financeira”.
A decisão final foi proferida pela Diretoria Colegiada da ANP em 19 de junho de 2019 aprovando a cessão da totalidade dos direitos, titularidade e interesses da Dommo no Bloco BS-4.
“Como consequência, serão firmados os instrumentos de cessão necessários à transferência formal dos 40% de participação anteriormente detidos pela Dommo no consórcio para a controlada da Companhia, Enauta Energia S.A. (“Enauta Energia”), e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda., na proporção de suas respectivas participações, passando cada uma a deter 50% de titularidade no bloco.
A Enauta Energia é operadora do Bloco BS-4,o qual compreende o Campo de Atlanta, parte importante do portfolio de ativos da companhia.
Situado na Bacia de Santos, Atlanta é um campo de óleo do pós-sal situado a 185 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 1.500 metros.
A Dommo Energia (DMMO3) se manifestou sobre a decisão. A petroleira afirmou que a decisão da diretoria da ANP se fundamenta na utilização da cláusula mandato constante no contrato de operação conjunta (JOA). No entendimento da Dommo, “a decisão parte de premissas e informações inverídicas e equivocadas apresentadas pelo Operador e pela Barra”.
“O pedido de cessão foi formulado pela Barra à ANP no contexto das diversas disputas existentes entre a Dommo
Energia, a Barra e a Enauta a respeito do Bloco BS-4, as quais foram objeto dos Fatos Relevantes publicados
pela Companhia em 20/10/2017, 23/10/2017 e 26/09/2018, e Comunicado ao Mercado de 01/02/2019. Referidas
disputas prosseguem e a Dommo Energia continuará promovendo as medidas legais disponíveis para proteger
os seus direitos e de seus acionistas em relação à sua participação no Bloco BS-4”, destacou a empresa.
Whatsapp do Finance News
O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias.
Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ
Caso este grupo esteja cheio, você pode participar acessando o outro grupo chamado Notícias Finance News 2. O link é: https://chat.whatsapp.com/LUSNqhxf10P7kzWQJ34yc7
Caso este grupo também esteja cheio, você pode participar acessando o grupo chamado Notícias Finance News 3. O link é: https://chat.whatsapp.com/GJoU1mQUjIe5qZFshxiT46
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…