Petrobras vai vender 8 refinarias e reduzirá participação na BR Distribuidora
Publicado às 19h59min
Atualizado às 20h11min
A Petrobras (PETR3, PETR4) informou por meio de fato relevante na noite desta sexta, 26, que vai vender 8 refinarias e também reduzir a participação na BR Distribuidora.
Em entrevista ao jornalista João Bordes, do site G1, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, adiantou que pretende arrecadar cerca de US$ 15 bilhões com a venda das refinarias.
Leia a seguir a íntegra do fato relevante enviado ao mercado pela Petrobras:
“Petrobras informa que o Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou as novas diretrizes para a gestão do portfólio de ativos. As orientações estão em linha com o Plano de Resiliência, divulgado em 08/03/2019, sendo parte do processo de elaboração do Plano de Negócios e Gestão 2020-2024, que tem previsão de aprovação e divulgação no 4º trimestre de 2019.
As novas diretrizes consideram a venda de ativos com destaque para o segmento de Refino e Distribuição, incluindo a venda integral da PUDSA, rede de postos no Uruguai, oito refinarias que totalizam capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia, e a venda adicional de participação na Petrobras Distribuidora (BR), permanecendo a Petrobras como acionista relevante.
Os ativos de refino incluídos neste programa de desinvestimento são:
Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).
Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil, em linha com o posicionamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e recomendações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Os projetos seguirão a Sistemática de Desinvestimentos da Petrobras e terão suas principais etapas divulgadas oportunamente ao mercado.
No caso da BR Distribuidora, encontra-se em estudo a realização de uma oferta pública secundária de ações (follow-on).
Atualmente a participação da Petrobras no capital da BR Distribuidora é de 71%.
As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”.
Outras destaques:
Hypera: lucro líquido tem alta de 7,1% no 1T19
Aprovado aumento de capital da Eztec. Confira como fica a bonificação
JBS anuncia aquisição de processadora de suínos no RS
Veja a análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Elet3, Csna3, Abev3 e de outros papéis