MANCHETE 2

Petrobras e União assinam acordo de unificação de campos no Parque das Baleias

A Petrobras assinou, nesta sexta-feira (5), o acordo que oficializa a unificação de campos na região conhecida como “Parque das Baleias”, localizada na porção da Bacia de Campos confrontante ao Espírito Santo.

O Parque das Baleias é um complexo de jazidas que produzem do pré-sal e do pós-sal. Situado ao norte da bacia geológica de Campos, produz uma média de 260 mil bpd e 7 milhões de m³/d de gás, por meio de quatro plataformas e 63 poços.

“Foi uma longa discussão, de cinco anos, mas temos um final de história muito feliz para a Petrobras, para o estado do Espírito Santo e para o Brasil”, disse Castello Branco, presidente da Petrobras.

“Em 2018, produzimos no estado a média de 300 mil barris de óleo por dia e 9 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Isso representa cerca de 15% da produção nacional. Sem dúvida, o Espírito Santo é muito importante para a nossa atividade no Brasil e para a produção de petróleo no país.”

O acordo encerra processo iniciado em 2014, quando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a unificação de todos os campos do Parque das Baleias.

Em julho de 2018, o processo arbitral foi suspenso por iniciativa das partes com o objetivo de se buscar uma alternativa para a resolução da controvérsia através de um acordo.

A minuta do documento foi submetida à consulta e audiência públicas, que ocorreu em 14 de fevereiro. A conclusão desse processo traz segurança jurídica para a Petrobras realizar novos investimentos na área.

Está previsto no acordo a prorrogação do prazo de concessão do novo campo de Jubarte unificado, que viabilizará a implantação de um novo sistema de produção, o Integrado do Parque das Baleias, com entrada em operação prevista para 2022, e também outros projetos na área.

O conceito de campo foi definido com base em critérios técnicos pela ANP e a Petrobras e, pelos termos do acordo, com a unificação de campos do Parque das Baleias a partir do 4º trimestre de 2016, a Petrobras pagará o valor de R$ 3,5 bilhões.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Notícia do BB, Carrefour, Tim, Telefônica Brasil, Hapvida, Equatorial, Elektro Redes e da B3

  Publicado às 21h31   Notícias corporativas Banco do Brasil (BBAS3) divulga resultado do 2T24…

22 de julho de 2024

Elektro Redes (EKTR4) aprova dividendos intermediários

    Publicado às 21h27   O conselho de administração da Elektro Redes (EKTR4) aprovou…

22 de julho de 2024

Equatorial (EQTL3) informa sobre aumento de capital

  Publicado às 21h18   Em um aviso enviado ao mercado nesta segunda-feira, 22, a…

22 de julho de 2024

Telefônica Brasil (VIVT3) compra a IPNet

  Publicado às 21h08   A Telefônica Brasil (VIVT3) informou nesta segunda-feira, 22, que, por…

22 de julho de 2024

Hapvida (HAPV3) faz acordo com Riza para construção de dois hospitais

  Publicado às 20h57   A Hapvida (HAPV3) celebrou memorando de entendimentos com a Riza…

22 de julho de 2024

Tim (TIMS3) paga provento nesta terça, 23:

  Publicado às 20h45   A Tim (TIMS3) paga nesta terça-feira, 23, a terceira parcela…

22 de julho de 2024