ESPECIAIS

Modelo de capitalização da Eletrobras deve ser anunciado até junho

 

O modelo de capitalização da Eletrobras deve ser anunciado até junho, reafirmou, hoje (11), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Conforme o próprio ministro já tinha explicado em março, a meta do governo com a capitalização é permitir que a empresa continue investindo na expansão do setor elétrico sem a utilização de recursos da União.

“Estamos trabalhando no modelo, que será apresentado formalmente, de forma transparente, agora em junho”, comentou Albuquerque ao apresentar as realizações e projetos que a pasta encaminhou nos 100 primeiros dias de governo.

Com a capitalização, o Estado deve reduzir sua cota de ações da empresa, aumentando, assim, a presença – e a participação nas decisões – dos investidores privados. O ministério está delineando o modelo de ingresso de capital privado na estatal junto com o Ministério da Economia e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com Albuquerque, a proposta é tirar a ideia do papel ainda este ano.

“Isso vai ser feito quando possível, mas, no meu entendimento, vamos realizar [a capitalização] ainda em 2019”, acrescentou o ministro.

Congresso

No ano passado, o então presidente Michel Temer tentou avançar com a capitalização da estatal e encaminhou um projeto para o Congresso Nacional. O projeto previa que a privatização da empresa se daria por um processo de capitalização, até que as ações da União fossem pulverizadas, tornando-a sócia minoritária da empresa, com menos de 50%. Com isso, a Eletrobras passaria a ter capital majoritariamente privado. O governo do emedebista, no entanto, não foi capaz de fazer a matéria avançar no Legislativo.

Risco hidrológico

Já apontada como prioridade do ministério, a busca por uma solução para o chamado risco hidrológico (generation scale factor – GSF, na sigla em inglês), está “80% concluída em termos de avaliação”, assegurou o ministro. O risco é o fator que afeta o preço das contas de luz quando há escassez de chuva.

“Sabemos que dependemos da aprovação do Projeto de Lei 10985/2018. Estamos conversando com o Congresso Nacional, temos procurado as lideranças partidárias, mas o Congresso tem sua própria dinâmica e estamos aguardando o projeto voltar à pauta”, disse Albuquerque, revelando que o governo avalia “outras alternativas para o encaminhamento do assunto”.

“Essa é uma prioridade do ministério e do setor elétrico, e vamos resolver isso com a brevidade possível”, acrescentou o ministro. Ainda em janeiro, Albuquerque disse acreditar que o impasse seria solucionado em até 30 dias, com a votação do PL 10985, depois retirado de pauta.

Proposta

A proposta que tramita no Congresso isenta as hidrelétricas de multa quando a causa for considerada “não hidrológica”. A legislação atual obriga as usinas a produzirem uma quantidade mínima de energia. Quando o volume gerado fica abaixo do piso, as hidrelétricas acabam recorrendo a outras fontes, como as térmicas, para assegurar o volume de energia, o que tende a encarecer o custo da energia produzida.

O impasse envolvendo o risco hidrológico começou em 2015, quando, em razão da escassez de chuvas, as geradoras de energia não conseguiam produzir toda a energia prevista nos contratos de fornecimento, e tiveram que comprar energia de outros fornecedores para cumprir seus compromissos.

Diversos geradores do mercado livre entraram com pedidos de liminar para suspensão do pagamento. No ano passado, o passivo do ambiente de contratação livre girou em torno de R$ 11 bilhões.

Agência Brasil

Leia também:

Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás, diz ministro

Tenda divulga prévia dos resultados operacionais do 1T19

Multiplan passa a deter 100% do BH Shopping

 

Published by
Redação

Recent Posts

CCR, Iguatemi, Cielo, Emae, Valid pagam provento esta semana. Confira a agenda:

  Publicado às 15h19   Segunda, 29  Bradespar (BRAP4) Dentre os assuntos que serão examinados,…

28 de abril de 2024

Notícia da CPFL, Eletrobras, Allos, Yduqs, Eletromidia, Terra Santa, agenda de resultados do 1T24 e estudo de ações

  Publicado às 13h25   Divulgam resultado nesta semana: Segunda, 29 Isa Cteep, Copasa, Intelbras,…

28 de abril de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs, Yduqs

  Publicado às 13h27   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs e…

28 de abril de 2024

Zamp (ZAMP3): assembleia aprova outorga de opção de venda de ações de até 4,2 milhões de ações

Publicado às 21h50   A Zamp (ZAMP3) informou na sexta-feira, 26, que foi aprovado em…

27 de abril de 2024

Armac (ARML3): conselho passará a contar com Amaury Bier e José Augusto Carvalho Aragão

  Publicado às 21h48   A Armac Locação, Logística e Serviços (ARML3) informou na sexta,…

27 de abril de 2024