Encontro de Bolsonaro e Maia e outros destaques que o mercado repercute nesta segunda-feira

28 de abril de 2019 Por Redação

Presidente Jair Bolsonaro

 

Bolsas e petróleo (7h48min)

China (Shanghai Comp.): -0,77% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): feriado

Alemanha (DAX): -0,31%

Londres (FTSE 100): -0,11%

Petróleo WTI: -0,47% (US$ 63)

Petróleo Brent: -0,61% (US$ 71,19)

Minério de ferro na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +2,26% (634 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em -0,06% e o S&P 500 futuro em queda -0,07% às 7h51min.

Bolsonaro recebe Maia

Embora não constasse na agenda do presidente, Jair Bolsonaro recebeu na manhã de domingo, 28, Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Segundo a assessoria de imprensa do presidente da Câmara, os dois discutiram a reforma da Previdência.

Essa foi a primeira reunião entre os dois para discutir a proposta da Nova Previdência desde que o texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse em entrevista do jornal Estado de S. Paulo que “daqui para frente é vida nova”, referindo-se sobre a relação entre Bolsonaro e Maia.

Maia critica filhos de Bolsonaro. Presidente reage, mas elogiando o deputado

O presidente Jair Bolsonaro respondeu dizendo que é ‘fakenews’ uma entrevista que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, concedeu ao site ao BuzzFeed News, onde faz críticas ao filhos de Bolsonaro.

Em entrevista no sábado, 27, a jornalistas, Bolsonaro afirmou: “o que nós dois juntos podemos fazer não tem preço. E 208 milhões de pessoas precisam de mim e dele”.

Bolsonaro também ressaltou: “tenho certeza de que isso é um fake. Eu gosto do Rodrigo Maia. Ele tem respeito por mim, eu tenho por ele”.

Ao site Maia falou sobre vários temas e também sobre a família Bolsonaro. O deputado mencionou um possível deslumbramento, na visão de parlamentares, de Eduardo Bolsonaro.

“Ele não era nada, era um deputado do baixíssimo clero, o pai vira presidente, ele passa a ser chamado pela equipe do Trump, pela equipe de não sei o quê… Um pouquinho de vaidade é um direito, não é? Não vamos exagerar também, achar que ele não pode ter um momento de deslumbramento. Quem é que nunca teve?”, disse Maia.

O presidente da Câmara também afirmou que a entrada precoce de Carlos Bolsonaro na política pode ter afetado o discernimento dele.

“O Bolsonaro colocou o filho com 17 anos para disputar contra a própria mãe desse filho. Ele derrotou a mãe para vereador. Isso deve ter gerado muito problema na cabeça do Carlos”.

Rodrigo Maia disse ainda que Carlos pode ser “doido à vontade”, mas age de acordo com uma estratégia definida pelo próprio presidente Bolsonaro nas redes sociais.

Governadores em defesa da reforma da Previdência

Os governos de sete estados do Sul e Sudeste do país assinaram documento em defesa da aprovação do projeto de Reforma da Previdência que tramita no Congresso. O anúncio ocorreu no sábado, 27, durante a segunda reunião de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Participaram os governadores João Doria (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Renato Casagrande (Espírito Santo), Carlos Moisés (Santa Catarina), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), além do vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e o vice-governador do Paraná, Darci Piana. Juntos, os estados respondem por 70% da economia do país.

Comissão especial definirá calendário para reforma da Previdência

O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), reúne-se com lideranças partidárias na próxima terça-feira (30) para definir um calendário para os trabalhos da comissão. Instaurado na semana passada, o colegiado terá a primeira reunião ordinária em 7 de maio, às 14h30.

Marcelo Ramos se reunirá com o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP); o vice-presidente do colegiado, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), e líderes dos partidos que compõem o colegiado. Em uma semana com poucas atividades legislativas por causa do feriado de 1º maio, Ramos deve definir o cronograma de trabalhos, com reuniões de audiência pública com autoridades e especialistas, além das datas prováveis de discussão e votação da proposta.

Estudo gráfico

Clique aqui e assista ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Bidi4, Abev3, Brfs3, Csna3, Suzb3 e outros papéis

Agenda da semana

Agenda: Payroll, juros nos EUA, Previdência e outros destaques no radar

Agenda de resultados

Itaú e outras empresas que divulgam resultado esta semana

Outros destaques

Ser Educacional sobre possível venda: ‘não há qualquer discussão para alienação’

Maia critica filhos de Bolsonaro. Presidente reage, mas elogiando o deputado

Aprovado aumento de capital da Eztec. Confira como fica a bonificação

Hypera: lucro líquido tem alta de 7,1% no 1T19

Paranapanema reduz prejuízo no 1T18

Smiles: lucro líquido tem queda de 8,5% no 1T19

Petrobras vai vender 8 refinarias e reduzirá participação na BR Distribuidora

Na agenda desta segunda, 29

8h – Brasil – IGP-M – mensal (abril)

8h25min – Brasil – relatório Focus

22h – China – PMI industrial / PMI não-manufatura (abril)

Empresas que divulgam resultado nesta segunda, 29

CCR, Ecorodovias, Raia Drogasil, Multiplan, Transmissão Paulista (Isa Cteep) – após o pregão

 

 

 

 

Whatsapp do Finance News

O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias em um grupo chamado “notícias do Finance News”. Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ

Caso este grupo esteja cheio, você pode participar acessando o outro grupo chamado notícias Finance News 2. O link é: https://chat.whatsapp.com/LUSNqhxf10P7kzWQJ34yc7