Atualizado às 9h50min
O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em queda de mais de 1%. Mas reduziu as perdas e, no horário acima, desvalorizava -0,48% aos 93.105 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve queda de -0,19% e o S&P 500 futuro em -0,21% às 9h07min.
Petróleo Brent: -0,60% (US$ 66,35)
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em queda de -0,33% (611 iuanes/tonelada).
Na política, os investidores continuam de olho nesta segunda-feira, 25, se haverá nova escalada de atritos entre o Planalto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o que pode prejudicar o trâmite da reforma da Previdência.
Neste fim de semana, o presidente da Câmara voltou a responder a Bolsonaro. Pelo Twitter afirmou que não usa as redes sociais para agredir ninguém.
Maia se referiu a uma declaração de Bolsonaro. Antes de o presidente embarcar de volta ao Brasil, ainda no Chile, ele disse que Maia anda “agressivo” em relação ao governo.
O presidente da Câmara prometeu deixar a articulação da reforma da Previdência ao ficar insatisfeito com críticas feitas a ele em redes sociais pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Bolsonaro.
Bolsonaro disse que pretende conversar com o político do DEM carioca. O objetivo do presidente é trazer Maia “de volta” para a articulação.
Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho, afirmou na manhã de sábado que o “mundo caiu” na última sexta-feira na tramitação da reforma da previdência.
Bolsonaro recebeu neste domingo o líder do governo na Câmara, deputado major Vítor Hugo (PSL-GO). O encontro, que não estava previsto na agenda do presidente, foi para conversar sobre a tramitação da reforma da Previdência na Câmara.
Segundo o major Vítor Hugo, eles falaram sobre articulação política, como retomar os trabalhos para a aprovação da reforma da Previdência e os votos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Em relação a Bolsonaro e Maia, o líder do governo afirmou que a semana passada foi muito tensa e agora “a gente vai caminhar para uma aproximação”.
Os rendimentos dos títulos de 10 anos nos Estados Unidos caíram abaixo das taxas das notas de três meses nesta segunda-feira, 25.
A curva de rendimentos se inverteu na sexta-feira pela primeira vez desde meados de 2007. Essa inversão no passado sinalizou risco de recessão na economia americana.
Em âmbito corporativo o destaque é o balanço da Vale (VALE3). A mineradora divulgará o relatório de produção e vendas no dia 26 de março de 2019, terça-feira, antes da abertura dos mercados.
A Vale divulgará o relatório de desempenho financeiro no dia 27, quarta-feira, após o fechamento dos mercados. A companhia divulgará simultaneamente o relatório de desempenho financeiro consolidado em IFRS (International Financial Reporting Standards), expressos em USD e em R$.
No dia 28 de março de 2019, quinta-feira, serão realizadas conferências telefônicas e webcasts para discutir o desempenho da mineradora.
A Eletrobras também vai divulgar o balanço dia 27 de março.
Clique aqui para acessar a agenda completa
Se ainda não viu, clique aqui para assistir ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Engi11, Brfs3, Abev3, Brkm5, Csna3 e outros papéis.
Vale: Brucutu não retornará sua operação no prazo estimado
Mercado reduz expectativa para PIB pela 4° semana seguida
Cesp reverte prejuízo no ano de 2018 e no 4T18
Natura confirma que mantém ‘discussões com a Avon’
Maia diz que vai se empenhar em favor da reforma da Previdência
Publicado às 9h58 A petroleira Brava (BRAV3) informou nesta sexta-feira, 10, os dados…
Publicado às 9h36 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de…
Publicado às 9h20 Atualizado às 9h29 Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDG25 –…
Publicado às 9h A Taesa (TAEE11) informou nesta sexta-feira, 10, que o Operador…
Publicado às 8h51 O JP Morgan reduziu participação na Tenda (TEND3), conforme informado…
Publicado às 8h40 A Aura Minerals (B3: AURA33; TSX: ORA) divulgou a prévia…