Vale retira de casa 200 moradores de Nova Lima por risco de barragem

17 de fevereiro de 2019 Por Redação

A Vale (VALE3) informou por meio de fato relevante que acionou na noite de sábado (16 de fevereiro de 2019) o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG).

“A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa de caráter preventivo não impactará a produção”, afirmou a companhia.

Por segurança, a Vale está fazendo a evacuação de cerca de 200 pessoas em área que abrange 49 edificações, entre domicílios e estruturas de uso comercial na região de Macacos, a 25 quilômetros de Belo Horizonte.

O trabalho está sendo conduzido pela Vale com apoio da Defesa Civil e demais órgãos competentes.

“As pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais. Posteriormente, elas serão acomodadas em hotéis da região. A Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada”, destacou a mineradora.