Atualizado às 9h14min
O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em alta nesta segunda-feira, 25. No horário acima subia +0,45% aos 99.060 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,56% e o S&P 500 futuro +0,43% às 9h10min.
Os mercados pelo mundo repercutem a decisão dos Estados Unidos de adiaram o aumento das tarifas sobre produtos da China no valor de mais de US$ 200 bilhões.
O aumento estava previsto para entrar em vigor dia 1° de março.
O presidente americano Donald Trump tomou a decisão depois da última rodada de conversações comerciais de alto nível em Washington.
Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, houve “avanços substanciais em questões específicas” como transferência de tecnologia, proteção dos direitos de propriedade intelectual, barreiras não-tarifárias, indústria de serviços, agricultura e taxas de câmbio.
“Com base nos últimos progressos, os dois lados continuarão seu trabalho para a próxima etapa, de acordo com as instruções dos chefes de Estado dos dois países”, afirmou a agência.
Entre os eventos mais importante da semana, está a divulgação do Produto Interno Bruto pelo IBGE. Será na quinta, 28. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, mostrou que a economia brasileira cresceu 1,15% em 2018. No quarto trimestre comparado a igual período de 2017 apresentou crescimento de 1,53%.
O mercado continua atento também às informações relativas à reforma da Previdência. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse na última quarta-feira que irá determinar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa na próxima terça-feira, 26, para iniciar a tramitação da reforma proposta pelo Planalto.
Ele prevê que a proposta pode ser aprovada pelos deputados até o fim do primeiro semestre.
Em âmbito corporativo várias empresas divulgam resultados do 4T18. Um dos destaques é o balanço da Petrobras. A companhia vai apresentar os resultados do 4T18 e de 2018 na quarta, 27, após o pregão.
A semana terá também o balanço de outros pesos-pesados do Ibovespa como Ambev, Gol, CCR e BRF, todos na quinta. Leia mais detalhes clicando aqui para acessar a agenda da semana.
Em âmbito externo, o mercado aguarda dados da economia da China. Na quarta, 27, vai ser divulgado o PMI industrial e PMI não manufatura de fevereiro. Esses dados podem mostrar se continua a tendência de desaceleração da atividade econômica chinesa.
Nos Estados Unidos, na quinta, será divulgado mais uma prévia do Produto Interno Bruto.
Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Krot3, Mglu3, Brap4, Cmig4 e outros papéis
Atenção investidores: BB irá pagar até 40% do lucro via dividendos ou JCP
Petrobras sobre vazamento de óleo: ‘não há impacto para a operação’
Paranapanema contrata Citigroup Global Markets
Cemig convoca assembleia para incorporar RME e Lepsa
Publicado às 0h01 A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…
Publicado às 23h50 O Enjoei (ENJU3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que Guilherme…
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…