BRF recolhe carne de frango in natura: possível presença de bactéria Salmonella enteritidis

13 de fevereiro de 2019 Por Redação

 

A BRF (BRFS3; NYSE: BRFS) informou que nesta quarta, 13, anunciou uma campanha de recolhimento de aproximadamente 164,7 toneladas de carne de frango in natura destinadas ao mercado doméstico, bem como a retirada preventiva de aproximadamente 299,6 toneladas de carne de frango in natura destinadas ao mercado internacional, e produzidas nos dias 30 de outubro de 2018 e 05, 06, 07, 09, 10 e 12 de novembro de 2018, exclusivamente pela sua unidade de Dourados-MS (SIF 18), em decorrência de possível presença de bactéria Salmonella enteritidis nos produtos produzidos nas datas indicadas acima.

“A decisão de recolher todos os lotes, ao invés de partes da produção afetadas, segue o princípio da precaução e o compromisso da BRF com Segurança Alimentar, Qualidade e Transparência”, afirmou a empresa em comunicado ao mercado.

A companhia já iniciou proativamente o inventário e recolhimento dos produtos que se encontram em rota ou junto aos clientes no mercado interno e externo, bem como destacou um grupo de especialistas para investigar as origens deste único caso para garantir a adoção das medidas apropriadas para evitar recorrência.

A BRF afirmou que mantém a produção da planta de Dourados-MS sob um processo rigoroso de manutenção e liberação dos produtos para assegurar que a ocorrência “foi pontual e não se repetirá”.

“O incidente e o recolhimento de produtos foram formalmente reportados para as autoridades brasileiras, entre elas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, tendo acordado com esta última as bases do recolhimento voluntário” informou a BRF.

Ainda de acordo com a companhia, a bactéria Salmonella não resiste ao tratamento com calor, ou seja, os processos tradicionais de cozimento são suficientes para eliminar qualquer potencial perigo causado pela presença da bactéria.