Ibovespa futuro abre perto da estabilidade nesta sexta

1 de fevereiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 9h53min

O Ibovespa futuro (INDG19 – contrato com vencimento para 13 de fevereiro) abriu perto da estabilidade. No horário acima caía -0,21% aos 97.495 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve alta de +0,14% e o S&P 500 futuro -0,01% às 9h04min.

Petróleo

Petróleo Brent: -0,23% (US$ 60,70)

Minério dispara na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +6,24% (621,50 iuanes/tonelada).

Eleição para o Senado e a Câmara no radar nesta sexta

O mercado volta suas atenções nesta sexta, 1° de fevereiro, às eleições que vão escolher os nomes do presidente da Câmara e do Senado. Eles serão fundamentais para ajudar o governo nas reformas, principalmente a da Previdência.

Os eleitos devem ser conhecidos só após o fechamento do mercado. Mas os investidores ficam de olho nas articulações políticas.

Nesta sexta, 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos. A expectativa é que a eleição no Senado tenha início por volta das 18h. O eleito vai comandar a Casa por dois anos e também exercerá a função de presidente do Congresso.

Pelo menos nove senadores manifestaram interesse em concorrer ao posto de presidente: Angelo Coronel (PSD – BA); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Fernando Collor (PTC-AL); Flávio Bolsonaro (PSL – RJ); Major Olimpo (PSL-SP); Reguffe (sem partido – DF); Renan Calheiros (MDB – AL); Simone Tebet (MDB – MT) e Tasso Jereissati (PSDB – CE).

Na Câmara, a eleição para presidente também está prevista para às 18h. Os deputados eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados às 10 horas, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães.

O atual presidente, Rodrigo Maia, concorre à reeleição e é o favorito. Ele defende a reforma da Previdência.

EUA e China realizam “progresso importante”

Uma notícia divulgada no fim da noite de quinta pode animar Wall Street nesta sexta. A agência estatal de notícias da China, a Xinhua, informou que a última rodada de conversações comerciais entre a China e os Estados Unidos teve “um progresso importante”.

Segundo a agência, os dois lados tiveram discussões “francas, específicas e frutíferas”. A informação foi atribuída à delegação chinesa.

O presidente americano, Donal Trump também disse mais cedo que houve progresso nas negociações.

Os dois países tentam concluir um acordo antes do prazo de 1º de março, após o qual os Estados Unidos vão impor tarifas de 10% a 25% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

Payroll é destaque na agenda

Um importante indicador da economia americana, o Payroll, será divulgado na sexta.

O indicador mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas dos Estados Unidos. O Payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Outras notícias

Embraer e SkyWest assinam contrato para nove jatos E175

Eztec lança empreendimento com VGV de R$ 98,6 milhões

Vale reestabelece atividades do TIG. Mineradora contrata escritório para auxiliar investigação

Notícia da Copel, da BR Distribuidora e da Fertilizantes Heringer

Em mensagem ao Congresso, Bolsonaro anunciará reforma da Previdência

CSN planeja desativar barragem de área urbana de Congonhas