Atualizado às 15h30min
Após operar perto da estabilidade até o começo da tarde, o Ibovespa começou a subir e pela primeira vez em sua história rompeu os 92 mil pontos.
No horário acima subia +0,69% aos 92.169 pontos. O índice ganhou força com a abertura das Bolsas americanas.
Os principais índices de Wall Street se recuperam do tombo da véspera.
A aversão ao risco nos mercados internacionais é menor nesta sexta com a notícia de que o governo da China confirmou a visita de autoridades americanas a Pequim para negociações comerciais na segunda-feira.
A guerra comercial entre os EUA e a China tem provocado quedas nas Bolsas devido ao receio de que possa estar reduzindo a atividade econômica global. Qualquer notícia de que essa guerra possa estar chegando ao fim por meio de um acordo, é positiva para os mercados.
O presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, Jerome Powell, discursou no começo da tarde desta sexta-feira, o que também ajudou a animar os mercados.
O chefe do BC disse que o Fed será sensível aos riscos de baixa da economia que o mercado está precificando. Ele prometeu ter paciência com o atual contexto.
Powell também afirmou que não recebeu nenhum comunicado direto do governo americano sobre seu desempenho no cargo e que não vai renunciar.
Os papéis da Vale (VALE3) tinham forte alta de +6 com os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subindo +3,23% (511 iuanes/tonelada). As ações das siderúrgicas também subiam com força.
Nesta sexta, o banco central chinês cortou a taxa de compulsório dos bancos para liberar até US$ 116 bilhões para aquecer a atividade econômica no país.
O governo mineiro afirmou que vai avaliar a privatização de algumas das subsidiárias da Cemig (CMIG4). Entre elas está a Taesa (TAEE11). Por isso as units da companhia têm forte alta hoje.
Nesta sexta, 4, as ações da Fibria (FIBR3) começam a ser negociadas sob o código da Suzano (SUZB3). O processo de substituição será encerrado no fim da próxima terça-feira, 8, quando a Suzano vai fazer o crédito da parcela em ações aos acionistas da Fibria.
Os Estados Unidos geraram 312 mil novos empregos em dezembro, o maior aumento nas contratações em três anos e mostrando que a economia ainda tem muita força apesar das crescentes preocupações com a desaceleração.
O aumento na contratação foi o maior desde fevereiro.
A taxa de desemprego, entretanto, subiu para 3,9%
Os dados constam no Payroll e foram divulgam no fim da manhã.O Payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…