Payroll, discurso de Powell e outros destaques para esta sexta

4 de janeiro de 2019 Por Redação

 

EUA x China: negociações avançam

Uma notícia divulgada no fim da noite de quinta pode animar o mercado. O governo da China confirmou a visita de negociadores americanos a Pequim para negociações comerciais na segunda-feira. A guerra comercial entre os EUA e a China tem provocado quedas nas Bolsas devido ao receio de que possa estar reduzindo a atividade econômica. Qualquer notícia de que essa guerra possa estar chegando ao fim por meio de um acordo, é positiva para os mercados.

Bolsas e petróleo (8h18min)

Japão (Nikkei 225): -2,26%

China (Shanghai Comp.): +2,05% (pregão encerrado)

Londres (FTSE 100): +1,07%

Alemanha (DAX): +1,55%

Petróleo WTI: +2% (US$ 48,03)

Petróleo Brent: +2,11% (US$ 57,13)

Minério na China tem forte alta

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +3,23% (511 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +1,17% e o S&P 500 futuro +1,29% às 8h18min.

Dado sobre emprego nos EUA é destaque na agenda

O Payroll, que será divulgado nesta sexta às 11h30min, é um dos destaques na agenda do mercado. O indicador mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas dos Estados Unidos. O Payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Por falar em juros, na véspera o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, disse que os recentes selloffs nos mercados financeiros justificam uma pausa em novos aumentos das taxas de juros até que as incertezas se dissipem.

Mercado de olho no discurso do chefe do BC americano

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, Jerome Powell, discursa no começo da tarde desta sexta-feira.

A partir das 13h15min, pelo horário de Brasília, Powell discursa na reunião anual da Associação Americana de Economia em Atlanta, na Geórgia.

O mercado procura na fala do chefe do Fed sinais sobre o rumo dos juros americanos.

Também vão falar no encontro os ex-presidentes do BC americano, Janet Yellen e Ben Bernanke.

Novo recorde do Ibovespa?

Investidores e traders se perguntam se o índice Bovespa voltará a ignorar o exterior e atingirá nova máxima histórica nesta sexta, 4. Nesta quinta, o Ibovespa renovou o recorde de fechamento ao subir +0,61% aos 91.564 pontos.

A Bolsa no Brasil resistiu a forte queda dos índices de ações em Wall Street.

Bolsonaro quer idade mínima de 62 anos para homens e 57 para mulheres

O presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevista ao SBT na noite de quinta-feira. Bolsonaro disse que irá propor uma reforma da Previdência com idade mínima de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Segundo o presidente, a “boa reforma é a que passa”, em referência à aprovação do projeto no Congresso.

Guedes apresenta proposta da reforma da Previdência até segunda

Notícias vindas do novo governo federal continuam no radar dos investidores.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu apresentar até a próxima segunda-feira (7) a proposta de reforma da Previdência que deverá ser sugerida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e submetida ao Congresso Nacional. A disposição é que os parlamentares analisem a proposta assim que retornarem do recesso em fevereiro.

A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, logo depois da primeira reunião ministerial da gestão Bolsonaro com a presença de todo primeiro escalão.

Essa é a principal reforma para que o governo consiga organizar suas contas. E o mercado monitora de perto o trâmite dela.

Notícias

Petrobras reduz preço da gasolina, vazamento de óleo em Espadarte e notícia da Taesa

Cade aprova sem restrições aquisição da NTC pela Unidas

Não há intenção de influenciar preço dos combustíveis, diz ministro

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, Petrobrás, Vale, Marcopolo, B3, CCR e outros papéis