MANCHETE PRINCIPAL

Ibovespa futuro abre em queda nesta quinta-feira

Atualizado às 9h29min

O Ibovespa futuro (INDG19 – contrato com vencimento para 13 de fevereiro) abriu em queda. No horário acima caía -0,92% aos 90.690 pontos em meio a realização de lucros após a forte alta de ontem.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Na véspera o Ibovespa fechou no maior patamar em pontos de sua história ao subir +3,56%.

O apoio do PSL à reeleição de Rodrigo Maia na Câmara, o que pode ajudar no trâmite das reformas, e as falas do ministros recém empossados deram ânimo ao principal índice de ações do Brasil.

Gráfico do Ibovespa

No aspecto gráfico, o Ibovespa rompeu todas as resistências de curto prazo. Analistas destacam que o índice subiu com aumento de volume financeiro, o que é positivo para sustentar uma possível nova tendência de alta.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -1,56% e o S&P 500 futuro -1,65% às 9h08min. Nos EUA os investidores digerem a falta de acordo entre o governo e democratas para pôr fim a paralisação parcial da administração federal.

Petróleo (9h08min)

Petróleo Brent: -0,07% (US$ 54,87)

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +1,02% (497 iuanes/tonelada).

Bolsonaro se reúne com Conselho de Ministros

Pela primeira vez desde que tomou posse, o presidente Jair Bolsonaro se reúne hoje (3), a partir das 9h, com o Conselho de Ministros, no Palácio do Planalto. Os 22 ministros devem comparecer. A reunião ministerial ocorre logo após toda a equipe anunciar as prioridades e indicar as ações de suas áreas. Dias antes de assumir o governo, Bolsonaro avisou que a intenção é definir atos que desburocratizem e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Bolsonaro aproveitará reforma da Previdência apresentada por Temer

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), nomeado para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do novo governo, afirmou hoje (2) que a reforma nas regras da aposentadoria vai levar em consideração o que foi apresentado pelo governo de Michel Temer, ainda em 2017. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287, que tramita na Câmara dos Deputados, não chegou a ser votada em plenário na última gestão, e o desafio de mexer no setor ficou para o atual governo.

Guedes enfatiza Reforma da Previdência

Em seu pronunciamento na quarta, o ministro da economia Paulo Guedes defendeu enfaticamente a necessidade de aprovação da reforma da Previdência, que estaria condicionada à garantia de crescimento da economia do país. Ele ainda projetou a discussão do tema para os próximos dois ou três meses.

“Essa primeira grande despesa [a da Previdência] é o primeiro e maior desafio a ser enfrentado. Se for bem-sucedido, a dois meses, três meses à nossa frente, temos 10 anos de crescimento sustentável à nossa frente [garantidos]”, afirmou.

Dados da economia americana na agenda

Dados da economia americana são destaques na agenda desta quinta. Às 11h15min vai ser divulgado o Relatório Nacional de Emprego ADP de dezembro. Esse relatório é uma medida da variação mensal de emprego  privado não-agrícola. Às 13h vai ser apresentado o PMI industrial ISM (Institute of Supply Management).

Notícias

Notícia da BRF, Telebras, B3 e da EDP Brasil

Conselho da Renova Energia não aprova oferta apresentada pela AES Tietê

Guedes: reforma da Previdência e abertura de mercado são prioridades

Published by
Redação

Recent Posts

Eucatex (EUCA4): JCP aprovado em 25/04/24 terá seu pagamento postergado

Publicado às 20h46   A Eucatex (EUCA4) informou nesta terça-feira, 24, que os juros sobre…

24 de dezembro de 2024

Guepardo atinge 5,03% do total de ações ordinárias da Fleury (FLRY3)

  Publicado às 20h44   Os fundos geridos pela Guepardo Investimentos passaram a deter em…

24 de dezembro de 2024

Moura Dubeux (MDNE3): elevada a quantidade de ações previstas em programa de recompra

  Publicado às 20h41   O conselho de administração da Moura Dubeux (MDNE3) aprovou um…

24 de dezembro de 2024

Eneva (ENEV3) assina contrato de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

    Publicado às 20h39   A Eneva (ENEV3) assinou contrato de financiamento junto ao…

24 de dezembro de 2024

Porto (PSSA3) anuncia o pagamento de R$ 269,6 milhões em JCP

  Publicado às 13h50   O conselho de administração da Porto (PSSA3) aprovou nesta terça-feira,…

24 de dezembro de 2024

7 companhias anunciaram pagamento de juros sobre o capital. Veja:

  Publicado às 10h13 Atualizado com JCP da Porto   7 companhias anunciaram provento Após…

24 de dezembro de 2024