Ibovespa dispara com investidores de olho nas articulações políticas

2 de janeiro de 2019 Por Redação

Gráfico diário do Ibovespa às 14h30min: índice rompeu todas as resistências de curto prazo hoje

 

Atualizado às 16h36min

O Ibovespa passou a subir forte após as 12h quando abriu o mercado americano.

Notícias sobre as articulações políticas na Câmara animam os investidores e traders.

O presidente do PSL e deputado federal eleito, Luciano Bivar (PE), disse nesta quarta que o partido de Bolsonaro decidiu apoiar a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em troca o partido quer o respaldo de Maia aos projetos do governo Bolsonaro, entre eles medidas econômicas e as reformas.

Às 16h36min o Ibovespa saltava +3,60% aos 91.051 pontos. Na máxima do pregão chegou aos 91.478 pontos, uma nova máxima histórica intraday.

Gráfico do Ibovespa

No aspecto gráfico, o Ibovespa rompeu todas as resistências de curto prazo. Além disso, rompeu também a resistência da máxima histórica na faixa de 91.200 pontos. Analistas destacam que o índice sobe com aumento de volume financeiro, o que é bem positivo.

Dólar

O dólar comercial desabava nesta tarde. A moeda americana começou a sessão em alta mas virou para queda. Às 16h36min caía -1,55% cotado em R$ 3,81.

Destaques do pregão

As ações da Eletrobras (ELET3,ELET6) lideravam os ganhos no pregão. A estatal informou que aderiu a acordo de leniência da Odebrecht.

Os papéis dos grandes bancos (ITUB4, BBAS3, SANB11 e BBDC4) estavam entre as maiores altas do Ibovespa. O setor financeiro tem peso de aproximadamente 25% na carteira teórica do Ibovespa.

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) também se valorizavam com força. Entre os motivos, está a alta do barril de petróleo.

A alta do Ibovespa só não é maior porque as ações da Vale (VALE3) tinham leve alta. A valorização dos papéis da mineradora era limitada pela queda dos contratos futuros do minério e também por preocupações com a desaceleração do crescimento da China.