A Gafisa (B3: GFSA3; OTC: GFASY), uma das principais incorporadoras com foco no mercado residencial de média e alta renda no Brasil, anunciou nesta quinta, 17, após o pregão, os resultados operacionais do quarto trimestre de 2018.
No 4T18, a empresa lançou um empreendimento, o Scena Tatuapé, com VGV total de R$ 118,9 milhões, que somados aos demais lançamentos do ano, totalizam R$ 728,7 milhões em 2018, 31,5% superior ao total do volume lançado no ano de 2017.
“No 4Q18, estava previsto o lançamento de mais três empreendimentos com VGV de aproximadamente R$320 milhões, que decidimos postergar para o ano de 2019”, afirmou a Gafisa.
A companhia afirmou que um dos projetos estava localizado em uma região sobreofertada; e os outros dois, por estarem localizados em regiões que ainda não atingiram o nível de desenvolvimento adequado, comprometeria a assertividade do lançamento.
As vendas brutas totalizaram R$153,4 milhões no 4T18, uma redução de 18,5% na comparação trimestral e 29,3% na anual.
A companhia esclareceu que este trimestre foi um período de revisão e ajustes de processos.
“As tabelas de venda e determinadas condições comerciais foram reavaliadas com o objetivo de preservar margem e rentabilidade. A título exemplificativo, aumentamos o percentual de entrada paga pelo cliente, que, em um primeiro momento, reduziu a velocidade de vendas no trimestre, mas, no longo prazo, vai assegurar vendas mais saudáveis e menos distratos”, explicou.
No acumulado do ano, as vendas brutas somaram R$ 1,04 bilhão em 2018 contra R$ 1,13 bilhão no mesmo período do ano anterior.
Os distratos atingiram R$58,4 milhões no 4T18, o que representa uma redução de 38,8% em relação ao 4T17, mesmo com um volume significantemente maior de projetos entregues na comparação anual.
O desempenho dos distratos no acumulado do ano alcançou R$ 227,7 milhões, o que retrata uma consistente tendência de queda (-44,7% a/a). O distrato mensal médio reduziu de R$34,3 milhões em 2017 para R$19 milhões em 2018.
As vendas líquidas alcançaram R$ 95 milhões no 4T18. Já no acumulado do ano, o valor foi de R$ 813,2 milhões, o que representa um incremento de 12,9% em relação ao ano de 2017.
A VSO trimestral foi de 7,2% no 4T18, em linha com o mesmo período do ano anterior.
A VSO dos últimos 12 meses atingiu 40%, 8 p.p acima do 4T17, impulsionada pela venda de estoques e pela boa performance dos lançamentos. Destaque para o Upside Pinheiros, lançado no 1T18, com 100% de comercialização.
“A boa performance de vendas dos estoques reduziu o giro de estoque de 25 meses no 4T17 para 18 meses ao final de 2018”, destacou a companhia.
Apenas no 4T18, a Gafisa entregou 4 empreendimentos, totalizando 549 unidades, cuja a soma dos VGVs (Valor Geral de Vendas) da participação da Gafisa alcançou o valor de R$ 263,3 milhões, 5 vezes maior que o montante de R$ 41,1 milhões observado no 4T17.
Atualmente, a Gafisa conta com 15 canteiros de obras ativos e 4 projetos que terão suas obras iniciadas em 2019.
O VGV repassado no 4T18 alcançou R$ 82,4 milhões, representando um aumento de 10% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, impulsionado pelo maior VGV dos projetos entregues entre os períodos analisados.
No acumulado do ano, o VGV repassado somou R$ 321,3 milhões, 27,2% inferior ao apresentado em 2017. “Tal redução deve-se fato de que aproximadamente 71% do VGV entregue no trimestre foi realizado em dezembro (Hermann Jr e Barra Vista), com repasse previsto para o primeiro trimestre de 2019”, afirmou a companhia.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…