Gafisa divulga a prévia operacional do 4T18
A Gafisa (B3: GFSA3; OTC: GFASY), uma das principais incorporadoras com foco no mercado residencial de média e alta renda no Brasil, anunciou nesta quinta, 17, após o pregão, os resultados operacionais do quarto trimestre de 2018.
Lançamentos
No 4T18, a empresa lançou um empreendimento, o Scena Tatuapé, com VGV total de R$ 118,9 milhões, que somados aos demais lançamentos do ano, totalizam R$ 728,7 milhões em 2018, 31,5% superior ao total do volume lançado no ano de 2017.
“No 4Q18, estava previsto o lançamento de mais três empreendimentos com VGV de aproximadamente R$320 milhões, que decidimos postergar para o ano de 2019”, afirmou a Gafisa.
A companhia afirmou que um dos projetos estava localizado em uma região sobreofertada; e os outros dois, por estarem localizados em regiões que ainda não atingiram o nível de desenvolvimento adequado, comprometeria a assertividade do lançamento.
Vendas
As vendas brutas totalizaram R$153,4 milhões no 4T18, uma redução de 18,5% na comparação trimestral e 29,3% na anual.
A companhia esclareceu que este trimestre foi um período de revisão e ajustes de processos.
“As tabelas de venda e determinadas condições comerciais foram reavaliadas com o objetivo de preservar margem e rentabilidade. A título exemplificativo, aumentamos o percentual de entrada paga pelo cliente, que, em um primeiro momento, reduziu a velocidade de vendas no trimestre, mas, no longo prazo, vai assegurar vendas mais saudáveis e menos distratos”, explicou.
No acumulado do ano, as vendas brutas somaram R$ 1,04 bilhão em 2018 contra R$ 1,13 bilhão no mesmo período do ano anterior.
Os distratos atingiram R$58,4 milhões no 4T18, o que representa uma redução de 38,8% em relação ao 4T17, mesmo com um volume significantemente maior de projetos entregues na comparação anual.
O desempenho dos distratos no acumulado do ano alcançou R$ 227,7 milhões, o que retrata uma consistente tendência de queda (-44,7% a/a). O distrato mensal médio reduziu de R$34,3 milhões em 2017 para R$19 milhões em 2018.
As vendas líquidas alcançaram R$ 95 milhões no 4T18. Já no acumulado do ano, o valor foi de R$ 813,2 milhões, o que representa um incremento de 12,9% em relação ao ano de 2017.
Vendas Sobre Oferta (VSO)
A VSO trimestral foi de 7,2% no 4T18, em linha com o mesmo período do ano anterior.
A VSO dos últimos 12 meses atingiu 40%, 8 p.p acima do 4T17, impulsionada pela venda de estoques e pela boa performance dos lançamentos. Destaque para o Upside Pinheiros, lançado no 1T18, com 100% de comercialização.
“A boa performance de vendas dos estoques reduziu o giro de estoque de 25 meses no 4T17 para 18 meses ao final de 2018”, destacou a companhia.
Apenas no 4T18, a Gafisa entregou 4 empreendimentos, totalizando 549 unidades, cuja a soma dos VGVs (Valor Geral de Vendas) da participação da Gafisa alcançou o valor de R$ 263,3 milhões, 5 vezes maior que o montante de R$ 41,1 milhões observado no 4T17.
Atualmente, a Gafisa conta com 15 canteiros de obras ativos e 4 projetos que terão suas obras iniciadas em 2019.
O VGV repassado no 4T18 alcançou R$ 82,4 milhões, representando um aumento de 10% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, impulsionado pelo maior VGV dos projetos entregues entre os períodos analisados.
No acumulado do ano, o VGV repassado somou R$ 321,3 milhões, 27,2% inferior ao apresentado em 2017. “Tal redução deve-se fato de que aproximadamente 71% do VGV entregue no trimestre foi realizado em dezembro (Hermann Jr e Barra Vista), com repasse previsto para o primeiro trimestre de 2019”, afirmou a companhia.
Leia também:
Eletrobras quer economizar R$ 574 milhões por ano com PDC