Forte queda da Vale faz índice de ADRs brasileiras zerar ganhos em NY

25 de janeiro de 2019 Por Redação

 

Atualizado às 18h56min

Como nesta sexta não há pregão na B3 por causa do feriado de aniversário de São Paulo, os investidores ficaram de olho no desempenho, em Wall Street, do Dow Jones Brazil Titans 20, que reúne os ADRs das empresas brasileiras com mais liquidez.

O índice, que logo no começo das negociações chegou a subir 1,5%, zerou os ganhos e fechou perto da estabilidade em -0,09%.

Os ADRs da Vale derreteram -8,08% e impactaram negativamente o Dow Jones Brazil Titans 20.

Os ADRs da mineradora subiam +3,90% às 13h mas passaram a ter forte queda após a notícia do rompimento de sua barragem em Brumadinho-MG.

Estímulos chineses

O que impactou positivamente os ADRs da Vale no começo das negociações em Nova York foram os estímulos à economia anunciados pela China.

O Banco Central chinês informou nesta sexta-feira, 25, que vai liberar cerca de 250 bilhões de iuanes, o equivalente a US$ 37 bilhões adicionais na economia.

O objetivo é estimular a atividade econômica e diminuir o risco de uma forte desaceleração econômica no gigante asiático.

Esse dinheiro vem da redução na proporção de dinheiro que os bancos devem manter como reservas.

Em 4 de janeiro, o BC da China já havia anunciado um corte nos compulsórios.

Bolsas nos EUA e na Europa sobem

A medida chinesa foi bem recebida pelos mercados americanos e europeus. Os principais índices de ações em Wall Street registram alta nesta sessão.

O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira um acordo com a oposição democrata para reabrir temporariamente o governo federal, paralisado após um impasse que envolve um financiamento para um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

Leia também:

Barragem da Vale se rompe. ADRs da empresa desabam em NY. Veja vídeo:

Notícia da BRF, Estácio, Atacadão e da Kepler Weber

Embraer e Boeing celebram o ‘master transaction agreement’