Dommo rebate Qgep sobre disputa no campo de Atlanta

8 de janeiro de 2019 Por Redação

 

A Dommo Energia (DMMO3) informou nesta terça, 8, após o pregão, que a produção de óleo no Campo de Atlanta no 4º trimestre de 2018 foi de 1.145 mil barris.

A Dommo Energia também aproveitou para rebater a Qgep sobre uma informação que consta no documento divulgação da produção do Campo de Atlanta, enviado no dia 4 de janeiro ao mercado pela Qgep.

“Conforme já divulgado pela companhia, o Tribunal Arbitral declarou a validade da expulsão da Dommo Energia do Consórcio BS-4 e a perda de 20% de participação para a Qgep no Bloco”, informava o documento da Qgep divulgado na semana passada.

Ocorre que a Qgep e a Barra brigam na Justiça contra a Dommo. A disputa está sendo discutida em arbitragem internacional.

Nesta terça a Dommo afirmou que “o procedimento arbitral decorrente desta disputa continua em curso e, dentre as questões pendentes, está a possível anulação da notificação de exclusão, em razão da apresentação e avaliação das provas que ainda serão produzidas pelas partes no procedimento arbitral”.

Ainda de acordo com a Dommo, a sentença arbitral de primeira fase mencionada pela Qgep em seu comunicado ao mercado, além de não encerrar definitivamente a controvérsia, somente “será juridicamente válida e exequível em território nacional após a competente homologação pelo Superior Tribunal de Justiça”

A petroleira ressaltou também que, mesmo após eventual homologação da sentença arbitral pelo STJ, a transferência efetiva da participação da Dommo Energia no ativo somente poderia ocorrer após a sua aprovação pelos órgãos reguladores competentes, como Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e Conselho Administrativo de Defesa Econômica.