Cyrela divulga a prévia operacional do 4T18
A Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações (B3: CYRE3; OTCQPink: CYRBY), informou nesta sexta, 11, após o pregão, a prévia de seus resultados operacionais do 4º trimestre de 2018 (4T18), em comparação aos mesmos períodos de 2017 (4T17).
A companhia encerrou o trimestre com volume de lançamentos de R$ 2.705 milhões, 113,1% superior ao realizado no 4T17 (R$ 1.269 milhões). As permutas nos lançamentos foram R$ 255 milhões no 4T18 vs. R$ 22 milhões no 4T17.
No ano, os lançamentos atingiram R$ 5.039 milhões, 65,0% superior em relação ao mesmo período de 2017. No acumulado do ano, o volume permutado foi de R$ 386 milhões vs. R$ 69 milhões no 12M17.
A participação da Cyrela nos lançamentos do período atingiu 67%, sendo superior à apresentada no 4T17 (62%). Ao se excluir as permutas, e tomando como base apenas o %CBR, o volume lançado no 4T18 foi de R$ 1.598 milhões, 106,4% superior ao mesmo período do ano anterior (R$ 774 milhões no 4T17). No ano, o volume lançado foi de R$ 3.097 milhões vs. R$ 2.100 milhões no 12M17.
Foram lançados 29 empreendimentos no quarto trimestre: 17 na cidade de São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 2 no Sul, 2 em Campinas e 4 em Minas Gerais.
As vendas líquidas contratadas neste trimestre somaram R$ 2.439 milhões, valor 94,6% superior ao registrado no 4T17 (R$ 1.253 milhões). No ano, as vendas atingiram volume de R$ 5.056 milhões, 55,1% superior ao mesmo período do ano anterior.
A participação da companhia nas vendas contratadas foi de 71% no 4T18 vs. 70% no mesmo período do ano anterior. No ano, a participação da Cyrela nas vendas contratadas foi de 69% vs. 72% dos 12M17.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 267 milhões se refere à venda de estoque pronto (11%), R$ 396 milhões à venda de estoque em construção (16%) e R$ 1.777 milhões à venda de lançamentos (73%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 65,7% no trimestre.
“Ao se excluir as permutas e tomando como base apenas o %CBR, o volume vendido atingiu R$ 1.549 milhões no 4T18, 79,7% superior ao mesmo período do ano anterior (R$ 862 milhões no 4T17). No ano, as vendas alcançaram R$ 3.239 milhões em comparação aos R$ 2.321 milhões do 12M17”, afirmou a Cyrela.
Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) de 12 meses de 45,1%, ficando acima do VSO 12 meses apresentado no mesmo trimestre do ano anterior (34,0%) e superior ao VSO apresentado no 3T18 (39,4%).