BRF em alta, Sabesp sobe e outros destaques do pregão

23 de janeiro de 2019 Por Redação

Atualizado às 11h46min

O Ibovespa abriu no positivo e às 11h46min tinha alta de +0,81% aos 95.872 pontos.

O mercado repercute a entrevista do presidente Jair Bolsonaro à Bloomberg. O presidente prometeu uma reforma da Previdência mais profunda.

Em âmbito externo, a aversão ao risco diminuiu após o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, negar a notícia do cancelamento de um encontro comercial preliminar entre autoridades chinesas e americanas.

Kudlow afirmou à rede CNBC que a história não é verdadeira.

Fontes citadas pelo jornal Financial Times afirmaram que o governo do presidente Donald Trump havia rejeitado uma oferta da China para negociações comerciais preparatórias nesta semana, antes das conversas de alto nível marcadas para começar semana que vem. Essa informação do Financial Times derrubou as Bolsas americanas na terça.

Kroton

Os papéis da Kroton (KROT3) estão entre as maiores altas do Ibovespa. A companhia estimou, em apresentação ao mercado, nesta quarta-feira que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) deve crescer entre 1% e 5% este ano. Já o lucro líquido deverá ficar estável.

As estimativas não consideram a unidade de ensino básico Somos. Quando incluída a Somos, “todos os indicadores serão ainda melhores”, destacou a educacional.

BRF tenta recuperar perdas

Os papéis da BRf (BRFS3) tinham um dia de recuperação após a queda de ontem. A companhia esclareceu nesta quarta que passou a ter oito dentre as vinte e cinco plantas habilitadas para exportação de carne de frango para a Arábia Saudita.

Das plantas que a BRF exportava regularmente, uma delas, Lajeado, não consta da nova lista.

No caso de Jataí, também excluída da nova lista, ela não exportava para a Arábia Saudita.

“As oito plantas habilitadas possuem capacidade suficiente de atendimento da demanda daquele mercado”, explicou.

Sendo assim, o impacto efetivo dessa medida para a BRF se restringe às exportações da planta de Lajeado, que vinha operando com um volume de aproximadamente 6,5 mil toneladas/mês de exportação para a Arábia Saudita.

A BRF informou que já iniciou os ajustes necessários em sua cadeia produtiva e estima que, em no máximo 3 meses, retomará o mesmo patamar de embarques para a Arábia Saudita verificado antes desse comunicado.

“Assim, a perda de receita líquida não é material, visto que a estimativa de empresa é que poderá atingir no máximo 0,1% da receita líquida auferida nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2018, ou R$45 milhões nesse período de três meses”, afirmou a companhia.

As ações BRFS3 caíram com força no pregão de ontem após a divulgação da decisão da Arábia Saudita.

Sabesp dispara

As ações da Sabesp (SBSP3) estavam entre as maiores altas do Ibovespa.

Ao Valor Econômico, o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado, Henrique Meirelles, afirmou que São Paulo usará a Sabesp para cumprir o orçamento deste ano. Segundo Meirelles, a capitalização da empresa só será feita se o governo não conseguir privatizá-la.

Petrobras em alta com cessão onerosa e petróleo

As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) se valorizavam mais de 1% com o preço do barril de petróleo em alta. Também é positiva a notícia de que o Ministério de Minas e Energia colocou entre as ações prioritárias para o setor de petróleo e gás natural a realização em 2019 do leilão dos excedentes da cessão onerosa.

Eztec no positivo

Os papéis da Eztec (EZTC3) subiam mais de 3%. A companhia divulgou que no 4T18 teve a melhor venda líquida dos últimos 5 anos.