O governo de Jair Bolsonaro informou no fim da tarde desta quinta, 10, que não exercerá o poder de veto ao acordo entre Boeing e Embraer (EMBR3) para criação de uma nova empresa na área de aviação comercial. A decisão foi tomada após um encontro entre Bolsonaro e os militares.
O acordo precisava ser aprovado pelo governo brasileiro, que é dono de uma “golden share” (ação especial), que dá poder de veto em decisões estratégicas sobre a Embraer, como a transferência de controle acionário da empresa.
Leia a íntegra da nota divulgada pela Presidência da República:
“Em reunião realizada hoje com o Exmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro, com os Ministros da Defesa, do GSI, das Relações Exteriores, da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações; e representantes do Ministério da Economia e dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram apresentados os termos das tratativas entre EMBRAER (privatizada desde 1994) e BOEING.
O Presidente foi informado de que foram avaliados minuciosamente os diversos cenários, e que a proposta final preserva a soberania e os interesses nacionais.
Diante disso, não será exercido o poder de veto (Golden Share) ao negócio.
Já a Embraer afirmou em fato relevante que a operação só será consumada após ratificação, pelo conselho de administração da companhia, das deliberações tomadas em 17 de dezembro de 2018 e autorização para celebração do Master Transaction Agreement, do Contribution Agreement e dos demais documentos necessários para implementação da operação; deliberação e aprovação pelos acionistas da Embraer em Assembleia Geral Extraordinária, aprovação por autoridades concorrenciais brasileiras, dos Estados Unidos e de outras jurisdições aplicáveis.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…