Alguns integrantes do BC americano foram contra aumento dos juros

9 de janeiro de 2019 Por Redação

 

O Federal Reserve divulgou às 17h desta quarta, 9, a ata das reuniões do Federal Reserve (Banco Central americano) realizadas em dezembro, quando o Fed elevou em 0,25 ponto percentual os juros nos Estados Unidos para faixa entre 2,25% e 2,50 ao ano.

O FOMC (Comitê que decide sobre os juros) mostrou mais disposição para adotar um ritmo mais lento de altas dos juros.

De acordo com ata, algumas autoridades do Federal Reserve queriam que o Banco Central mantivesse a política estável em dezembro e foram contra o aumento das taxas. “Os membros votantes disseram que não viam a necessidade de muito mais aumentos nas taxas de juros”, afirma o documento.

A notícia levou os índices futuros americanos a aumentar os ganhos.

Dias atrás, o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, disse que os recentes selloffs nos mercados financeiros justificam uma pausa em novos aumentos das taxas de juros até que as incertezas se dissipem.

Já o chairman do Fed, Jerome Powell, prometeu em um encontro na última sexta, 5, paciência e sensibilidade devido ao atual contexto.

Se o ritmo de alta dos juros americanos aumentar, as Bolsas serão impactadas negativamente em um contexto de receios de que a economia global esteja desacelerando.