Agenda: Brexit, PIB da China e reforma da Previdência no radar
O mercado continua de olho nas informações do novo governo federal.
Em recente entrevista à imprensa, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que, junto com seu colega da Economia, Paulo Guedes, espera apresentar na próxima semana ao presidente Jair Bolsonaro um projeto completo de reforma da Previdência.
A intenção do governo é apresentar um pacote único ao Congresso para reformar o sistema previdenciário, em vez de uma reforma fatiada, afirmou Onyx.
Na economia doméstica, o IBGE divulga as vendas no varejo por meio da Pesquisa Mensal de Comércio, com indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País.
Em âmbito externo, destaque para a votação do Brexit, como passou a ser chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. A votação está marcada para terça, 15, e pode trazer volatilidade às Bolsas. A proposta da premiê Theresa May acordada com a União Europeia deveria ter sido votada em 11 de dezembro, mas o governo adiou a sessão para tentar convencer os parlamentares contrários ao texto – que são maioria – a votar a favor. Caso o Parlamento rejeite – hipótese mais provável –, o Reino Unido deixa o bloco em março sem ter costurado um plano, que traz mais incertezas ao processo.
A paralisação parcial do governo americano continua no radar do mercado. O impasse, derivado de uma falta de um acordo entre Donald Trump e os democratas, começa a provocar efeitos na economia. O alerta foi feito pelo Banco Central americano.
Chamam a atenção também dados da economia da China. Na quinta-feira o governo apresenta o resultado do Produto Interno Bruto de 2018 e do 4T18. O gigante asiático vem dando sinais de que sua economia está desacelerando. Portanto, os investidores estarão atentos a essas informações.
Segunda, 14
Japão – feriado
2h – China – exportações, importações e balança comercial de dezembro
8h – Eurozona – produção industrial
8h25min – Brasil – relatório Focus
Terça, 15
9h – Brasil – vendas no varejo (novembro)
11h30min – EUA – Índice de Preços ao Produtor (dezembro)
Reino Unido – Horário a definir – votação do Brexit
Quarta, 16
11h30min – EUA – vendas no varejo (dezembro)
Quinta, 17
Horário a definir – China – PIB anual e do 4T18
8h – Eurozona – Índice de Preços ao Consumidor
9h – relatório mensal da Opep
11h30min – EUA – Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (janeiro)
Sexta, 18
7h – EUA – Relatório Mensal da International Energy Agency (IEA) sobre o mercado de petróleo
Horário a definir – EUA – reunião da Opep