Detalhes de como será a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro estão no radar do mercado.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou dias atrás que a proposta de reforma da Previdência será apresentada ao presidente Jair Bolsonaro até este domingo, 20.
A ideia é que Bolsonaro use a viagem ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para discutir o tema e poder bater o martelo sobre o texto na volta. O Fórum Econômico Mundial será realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro.
O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que a proposta de reforma da Previdência será encaminhada ao Congresso Nacional na segunda semana de fevereiro.
Também é destaque a estreia de Bolsonaro no Fórum. As atenções da imprensa estrangeira se voltam ao presidente brasileiro, já que é a primeira vez que viaja ao exterior como chefe de Estado e é importante ficar atento ao que ele irá falar em Davos.
Ainda na política, o mercado acompanha com atenção a repercussão da notícia divulgada no sábado envolvendo o senador eleito Flávio Bolsonaro.
O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) apontou que Flávio recebeu 48 depósitos suspeitos em 1 mês, no total de R$ 96 mil, entre junho e julho de 2017.
Segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, do site G1 e da Globo News, assessores do presidente Bolsonaro querem uma resposta rápida sobre os depósitos.
Ainda de acordo com o blog, no Planalto a estratégia é afastar o presidente do caso e atribuí-lo a Flávio Bolsonaro, que na época dos depósitos era deputado estadual e tinha como assessor Fabrício Queiroz, também citado em relatório do Coaf.
Em âmbito externo, a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto, um indicador da atividade econômica) da China é aguardada com expectativa, já que o país asiático, segunda maior economia do mundo, tem dado sinais de desaceleração.
Analistas consultados pela agência Reuters avaliam que o crescimento anual do PIB pode cair para 6,3% em 2019, e que o crescimento do país provavelmente desacelerou para 6,4% no último trimestre de 2018. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, já alertou para um ano difícil para a economia.
É importante lembrar que dois feriados marcam a semana: na segunda é feriado nos Estados Unidos e as Bolsas americanas estarão fechadas. Na sexta, a Bolsa no Brasil não abre devido ao feriado de aniversário de São Paulo.
EUA – feriado – Dia de Martin Luther King, Jr.
China – PIB do 4T18 e de 2018 (horário a definir)
8h25min – Brasil – relatório Focus
Começa o Fórum Econômico Mundial
9h – Brasil – IPCA-15
22h30min – Japão – PMI industrial (janeiro)
6h30min – Alemanha – PMI
7h – Eurozona – PMI
10h – Brasil – Caged
11h30min – Eurozona – coletiva de imprensa do Banco Central Europeu
12h45min – EUA – PMI industrial de janeiro (resultado preliminar)
14h – EUA – estoque de petróleo bruto
Brasil – feriado de aniversário de São Paulo – B3 fechada
11h30min – EUA – núcleo de pedidos de bens duráveis (dez)
Notícia da Log, Cemig, Oi, Taesa, Itaú e da Petrobras
Cosan vai fazer OPA para aquisição das ações preferenciais classe “A” da Comgás
Conselho do BB aprova cisão parcial do patrimônio do BB Banco de Investimento
Publicado às 9h51 A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…
Publicado às 9h10 Atualizado às 9h57 Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24…
Publicado às 7h53 Bolsas, petróleo e bitcoin (7h51) Alemanha (DAX): -0,06% Londres (FTSE…
Publicado às 23h29 O Grupo Mateus (GMAT3) informou nesta quinta-feira, 21, que inaugurou…
Publicado às 20h58 A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta quinta-feira, 21,…
Publicado às 20h11 A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta quinta-feira, 21, que seu…