Atualizado às 18h29min
O Ibovespa operava em alta até que uma notícia da política americana levou o índice para o negativo. O presidente americano Donald Trump rejeitou um acordo para evitar uma paralisia da administração federal americana. A notícia fez os principais índices de ações caírem com força em Wall Street e impactou o Ibovespa, que fechou em baixa de -0,47% aos 85.269 pontos. Na máxima do pregão o índice chegou aos 86.583 pontos.
Trump rejeitou um compromisso orçamentário no Senado porque o texto não contempla o financiamento de um muro na fronteira com o México como quer o republicano.
Isso aumenta as chances de uma paralisação do governo às véspera do Natal.
Os papéis da Vale (VALE3) viraram para queda e fecharam em baixa mesmo com os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subindo +1,74% (496,50 iuanes/tonelada).
O preço do barril de petróleo Brent afundou -4% em meio a temores de uma desaceleração da economia global, puxada por China e EUA.
Com isso, os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) fecharam em queda.
Já as ações da Gol (GOLL4) subiram. A queda do petróleo impacta o preço do querosene de aviação.
Também esteve no radar dos investidores, a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, de suspender efeitos de decreto que define regras de governança para cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás pela Petrobras.
Segundo analistas, na prática, a decisão pode prejudicar o processo de venda de áreas de petróleo e gás em exploração e produção. Além disso, pode fazer com que desinvestimentos da petroleira possam ser questionados judicialmente.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…