Petróleo e minério na China em alta no último pregão de 2018

28 de dezembro de 2018 Por Redação

 

Bolsas e petróleo (8h02min)

Japão (Nikkei 225): -0,31% (pregão encerrado)

China (Shanghai Comp.): +0,44% (pregão encerrado)

Londres (FTSE 100): +1,73%

Alemanha (DAX): +1,63%

Petróleo WTI: +2,51% (US$ 45,73)

Petróleo Brent: +1,86% (US$ 53,71)

Minério na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +0,61% (495 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em alta de +0,24% e o S&P 500 futuro +0,27% às 8h02min.

Último pregão do ano

Na próxima segunda-feira, 31, não haverá pregão na B3. Nesta sexta, 28, será o último pregão de 2018. É esperada baixa liquidez, como já vem ocorrendo nas últimas sessões.

Mais volatilidade nos EUA?

A semana foi de forte volatilidade nas ações nos Estados Unidos. Os índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quinta-feira, se recuperando de perdas acentuadas durante a sessão.

Nesta sexta, a volatilidade poderá voltar a dar as caras. Segundo analistas, o baixo volume de negociações devido a feriados e as operações por computador têm sido responsabilizados pela forte oscilação dos ativos.

Leilão da Ceal é nesta sexta

O leilão de privatização da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) ocorrerá nesta sexta, 28 de dezembro.

A sessão pública para a abertura das propostas será realizada às 17h.

A privatização da Ceal estava suspensa devido a uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, a pedido do governo de Alagoas. O estado questiona na Justiça o não pagamento de repasses por parte da União durante o processo de federalização da Ceal, no final da década de 1990.

No final de novembro, o ministro revogou a liminar.

A Ceal será a última de seis distribuidoras da Eletrobras a ser privatizada. A, penúltima, a Amazonas Energia, foi arrematada em leilão pelo consórcio formado pela Oliveira Energia e a Atem, no último dia 10.

Onyx diz que proposta de Reforma da Previdência está cada vez ‘mais madura’

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, que assumirá a chefia da Casa Civil no próximo governo, afirmou nesta quinta, 27, que “no momento certo”, a proposta de reforma da Previdência será apresentada. Sem indicar prazos, ele disse que as equipes que estudam o assunto estão afinadas.

“Isso está cada vez mais maduro, os grupos estão muito afinados. No momento certo, quando o presidente comandar, ela vai aparecer”, afirmou o ministro, ao apresentar a agenda dos primeiros 100 dias para o próximo governo, resultado dos trabalhos realizados pela equipe de transição.

Bolsonaro planeja revogar normas para desburocratizar

A equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, apresentou um documento, de 81 páginas, com orientações para os primeiros 100 dias do próximo governo.

O material, intitulado Agenda de governo e governança pública, foi entregue aos titulares dos ministérios pelo ministro extraordinário da transição, Onyx Lorezoni, que assumirá a Casa Civil.

O texto estabelece instruções que vão desde critérios para nomeações em cargos até propostas que podem ser encaminhadas ao Congresso Nacional via projeto de lei.

Em entrevista coletiva, Onyx Lorenzoni anunciou que a nova gestão deverá regovar uma série de instruções normativas e outras normas infralegais que, segundo ele, burocratizam a vida do cidadão.

De acordo com Onyx, cada uma das 22 pastas deverá apresentar ao presidente a sugestão de ao menos duas ações prioritárias para os primeiros meses de governo. Caberá ao próprio presidente definir o cronograma de encaminhamento dessas ações.

Segundo o documento, os atos normativos legais e infralegais expedidos nos últimos 60 dias serão reavaliados nas duas primeiras semanas de trabalho. A disposição é avaliar a “aderência” das medidas aos compromissos da nova gestão.

Notícias corporativas

Vale anuncia renovação do mandato do diretor presidente

Eucatex informa a suspensão do pagamento de dividendos 

Nova gestão da Gafisa faz balanço do mês de dezembro

Produção da Petrobras tem leve queda em novembro

Na agenda desta sexta, 28

-8h – Brasil – IGP-M (dezembro)

-9h – Brasil – taxa de desemprego

-14h – EUA – estoques de petróleo bruto